Patrick Blanc: o botânico que transforma cidades em selvas urbanas


Patrick Blanc é um botânico famoso por ter inventado os jardins verticais, por ter construído o maior jardim vertical do mundo em Sydney e por suas outras obras-primas que se encontram em Paris e por todo o mundo.

Em sua casa na periferia de Paris, Patrick Blanc criou uma verdadeira selva urbana onde ele, rei das paredes verdes, reina absolutamente neste cenário.

Desde 1998, ele é responsável pelas paredes verdes em todo o mundo, do Japão aos Estados Unidos, em experiências que não poderia partir senão de sua própria casa. Ali, Blanc tem trabalhado em colaboração com o arquiteto Gilles Ebersolt. Em sua casa, Patrick não respeita a ordem típica de suas paredes verticais artísticas, tendendo sempre em deixar algum espaço ao acaso, para o crescimento das plantas.

O interior de sua casa é um mundo completamente verde e novo, com um verdadeiro e próprio cenário espetacular feito de plantas trepadeiras, jardins verticais, paredes verdes e plantas aquáticas.

De acordo com Blanc, em nosso tempo, a humanidade é desinteressada pela natureza, mas pode tentar se aproximar dela e tornar-se mais sensível às questões ambientais, talvez apenas admirando um jardim vertical no meio de uma metrópole.

Seu interesse por plantas e jardins nasceu quando ele tinha apenas 8 anos de idade. Ele estudou botânica na Universidade de Paris e, em seguida, viajou para a Malásia e para a Tailândia nos anos 70, para observar o crescimento das plantas nas rochas e nos sub-bosques das florestas.

Casa de Patrick Blank 1

Casa de Patrick Blank 2

Casa de Patrick Blank - escada

Durante 25 anos Patrick trabalhou como pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica, em Paris. Seu amor pelas plantas e pela natureza só poderia estar tão bem refletido no estilo escolhido para a sua casa, que podemos admirar de longe, através de fotos e vídeos.

Que tal morar em lugar desses?

Leia também:

Jardim Vertical – Faça você mesmo

URBAN JUNGLE: faça você mesmo a sua floresta em casa

Curauá: o mini-abacaxi ornamental pra você ter em casa!

Fonte fotos: verticalgardenpatrickblanc.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...