Gatos e leões: a única diferença é o tamanho


Você já parou para pensar que o seu gato poderia ser um leão, um tigre ou uma onça, e que o único aspecto que o diferencia desses outros felinos é o tamanho?

A grande família do gato

Os felinos fazem parte de uma família (Felidae) de animais mamíferos da ordem dos carnívoros. Dentro dessa família há várias espécies selvagens, conhecidas como grandes felinos. São eles: tigre, leão, onça-pintada, leopardos, etc.

38 espécies de felinos, desde o gato doméstico até o tigre siberiano. A diversidade dos felinos, no passado, já foi muito maior. Dentre as espécies já extintas estão os tigres-dentes-de-sabre e o leão-das-cavernas.

Quando você vê um gato tentando caçar, muito provavelmente você nunca imaginou que a caça poderia ser você!

Segundo os maiores especialistas em grandes felinos, Beverly e Dereck Joubert, um casal sul-africano famoso por filmá-los:

“A única diferença significativa entre o gato doméstico e os grandes felinos é o tamanho. Se teu gato fosse do tamanho de um leão, ele te devoraria”, afirmam os dois, que também são defensores da preservação das espécies, para uma matéria do El Pais.

O casal, que já fez vários filmes sobre grandes felinos, sobretudo leões, para o National Geographic, decidiram fazer alguns experimentos com os gatos domésticos, a fim de provar que eles são muito parecidos com os seus parentes grandões. O resultado dessa experiência pode ser visto no incrível documentário A alma dos felinos (Nat Geo Wild), que vai mudar o seu entendimento sobre esses animais.image.png

O documentário segue o gato doméstico dos vizinhos de Beverly e Dereck, Smokey, em suas aventuras cotidianas. O casal filmou Smokey (na foto acima) graças à experiência de 35 anos que desenvolveram em acompanhar grandes felinos nas savanas africanas.

“Nós o seguimos e filmamos, como fazíamos com os leões e outros grandes felinos, com uma ressalva: sempre obedecemos à norma de nunca tocar no animal, e dessa vez pudemos fazer isso, foi fora do normal ter relação tátil, e muito emocionante”, conta Beverly.

Tudo o que fazem os grandes felinos foi captado Smokey fazendo de forma idêntica. As cenas filmadas mostram-no lutando com outros gatos, marcando território, caçando, brincando, acasalando, dormindo. A montagem do documentário colocou lado a lado as cenas nas quais atuam os felinos grandes e os felinos pequenos. Para o casal, os gatos têm a alma de grandes felinos.

As diferenças entre os gatos e os leões

Os Joubert explicam que há algumas diferenças entre gatos e leões:

“É verdade, os gatos não são sociáveis como eles, provavelmente o mais próximo nesse aspecto seja o leopardo”. Além disso, os gatos são os únicos felinos que ronronam, uma característica sobre a qual não se sabe a funcionalidade.

Felinos em extinção

O documentário busca alertar para a ameaça de extinção de várias espécies de felinos. Dereck diz que é preocupante a situação desses animais, que “estão numa espiral de desaparecimento tão dramática que se hesitarmos hoje sobre as ações a levar a cabo seremos responsáveis por sua extinção no mundo inteiro; é preciso agir já”.

A população de leões, por exemplo, segue em declínio: restam apenas 20.000 deles por causa da caça à espécie. Dereck alerta que, talvez, em 20 anos talvez não existam mais leões em liberdade.

Embora o documentário seja em inglês, deixamos AQUI e AQUI dois links para você ver as imagens impressionantes captadas pelo casal Joubert. Confira!

Sobre gatos, talvez te interesse ler também:

NARNIA, A BELÍSSIMA GATA DE DUAS CARAS

BEM-VINDOS À KOSHLANDIA, A EXTRAVAGANTE TERRA DOS GATOS DA SIBÉRIA

GATO PRETO: HISTÓRIA DA SUPERSTIÇÃO (E PORQUE, AO CONTRÁRIO, DÁ SORTE)

Fonte foto capa




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...