Crianças que Crescem com Animais, Desenvolvem maior Inteligência Emocional e Compaixão


Já é bastante sabido que ter animais de estimação em casa pode ajudar as crianças de diversas formas: física, emocional e cognitivamente. Vários estudos demonstraram que as crianças que vivem em contato com animais desenvolvem maior inteligência emocional e compaixão.

Ter um cão, um gato, um coelho, um hamster ou qualquer outro pet, também pode beneficiar nossas crianças no campo da chamada “Inteligência Emocional” (IE), que parece estar ligada às conquistas acadêmicas mais ainda que o tradicional QI (Quociente de Inteligência).

Entre outras coisas, ao contrário do QI, a IE pode melhorar ao longo do tempo com a prática e, neste sentido, nossos amigos animais podem ser de grande ajuda.

São as seguintes habilidades de inteligência emocional as mais facilmente desenvolvidas por crianças que vivem com animais de estimação:

Compaixão

Conforme relatado por Nienke Endenburg e Ben Baarda no livro “The Waltham Book of Human-Animal Interaction“:

“Se há animais de estimação em casa, os pais e as crianças cuidam deles frequentemente juntos, o que sugere que os jovens aprendam em uma idade precoce a cuidar e a criar um animal”.

Até mesmo as crianças menores podem contribuir para o cuidado e a alimentação de um animal de estimação. Uma criança de 3 anos pode, por exemplo, pegar uma tigela de comida e colocá-la no chão para um gato e pode ser ensinada a acariciar com delicadeza um animal, naturalmente sempre com a devida supervisão.

As crianças mais velhas podem, em vez disso, levar o cachorro para passear ou limpar a caixinha de areia do gato.

Um estudo realizado com crianças de 3 a 6 anos descobriu que aqueles que viviam com animais de estimação tinham mais empatia em relação a outros animais e aos seres humanos.

Autoestima

Cuidar de animais aumenta a autoestima porque a realização de tarefas simples mas importantes, dá à criança um senso de realização e a ajuda a se sentir independente e competente.

Ter um cão ou um gato pode, portanto, ser uma excelente solução para crianças com baixa autoestima.

Uma pesquisa descobriu, por exemplo, que as pontuações relacionadas à autoestima das crianças aumentaram significativamente ao longo de um período de nove meses se os animais de estimação fossem mantidos na escola.

Desenvolvimento Cognitivo

Crianças que vivem com animais de estimação brincam com eles, conversam com eles e até lêem livros pra eles. Dados confirmam a hipótese de que tudo isso traz vantagens para as habilidades comunicativas e verbais dos menorzinhos.

Redução do Estresse

Em pesquisas feitas com crianças onde se questionava com quem elas falariam sobre um problema, as crianças mencionavam regularmente os animais domésticos, mostrando que, em muitos casos, cães, gatos, etc, fazem o papel de ouvidores e de apoiadores emocionais, sendo uma forma a mais dos pequenos mitigarem as emoções negativas quando se sentem estressados.

O apoio dado pelos animais domésticos tem, sem dúvida, algumas vantagens em comparação com o apoio dado pelos seres humanos: os bichos fazem com que as pessoas se sintam incondicionalmente ouvidas e aceitas, enquanto os homens muitas vezes criticam e julgam.

Compreender o Ciclo da Vida

Falar sobre nascimento e a morte com filhos pode ser difícil para os pais. Aprender a conhecer o ciclo da vida através do que acontece com os animais é uma maneira simples de aprender o básico de nossa existência.

Embora experimentar a morte de um animal de estimação possa ser difícil e doloroso, também pode revelar-se uma experiência de aprendizagem importante ao ensinar às crianças a lidar com a tristeza e com as emoções negativas inevitáveis da vida.

Todos estes benefícios são incomparáveis ao “trabalho” que um animal dá, muito embora este “trabalho” deva ser considerado por aqueles que querem adotar um animal de estimação.

Os pets precisam de carinho, alguns precisam passear diariamente, todos precisam desimpeça, de visitas ao veterinário, de respeito, de água, de comida, de paciência, enfim…de muito de amor e de algum cuidado.

O que eles nos dão em troca não tem preço!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...