11 coisas que os humanos fazem e os cachorros odeiam


Interessante! Será que existem coisas que os cachorros odeiam que a gente faça? Se eles falassem….o que nos diriam?

Jaymi Heimbuch listou para o site Mother Nature Network 10 coisas que ela acha que a gente irrita nos cães.

Vejamos:

{index}

Usar mais palavras do que linguagem corporal

Existem pesquisas que sustentam que os cães entendem nossas palavras. Mas isso não significa que devemos filosofar com eles.

Jaymi diz que os cães evoluíram para ser leitores do corpo humano e nós podemos, sem querer, estar enviando sinais confusos a eles. Por exemplo, dizer a um cão para “ficar” no lugar enquanto nos inclinamos para frente, como faz um guarda de trânsito é, em linguagem corporal, um convite ao cão para vir em nossa direção e, se o cão o faz, ele é repreendido por desobedecer ao comando.

É tudo tão confuso! Que tal passar um dia em silêncio junto ao seu cachorro para ver se a comunicação melhora?

Abraçar demais

A maioria dos cães odeia abraços. Um gesto de amor e segurança para nós primatas, pode ser uma tortura para os caninos. Se um cão colocar suas pata dianteiras na parte traseira de um outro cão, isso é considerado um ato de dominação, não um abraço.

Se você estiver duvidando, faça o gesto corporal de que vai abraçar o teu cão e veja a sua reação.

Acariciar o rosto ou dar tapinhas na cabeça de um cão

Você gostaria de levar um tapinha na cabeça? Provavelmente não! Ser tocado na cabeça, por mais carinhoso que o gesto seja, não é bom, ao contrário, é irritante no melhor dos casos, e doloroso na pior das hipóteses.

Jaymi acredita que os cães que se deixam tocar na cabeça o fazem por respeito e não por gosto. Eles prefeririam um carinho na parte traseira do corpo.

Olhar nos olhos de cães desconhecidos

O contato visual estabelece o domínio em muitas espécies, e nós humanos sabemos que a suavidade ou a dureza dos músculos ao redor dos olhos e da boca, podem determinar se o olhar é amigável ou não. Mesmo assim, o olhar de um estranho é sempre intimidador e nos deixa sem graça. Da mesma maneira sente um cão desconhecido quando olhamos em seus olhos. O cão pode perceber o teu olhar como um ato de domínio ou até mesmo de agressão.

Evite “enquadrar” os cães enquanto caminha pelas ruas.

Não lhes dar estruturas e regras

Cães querem e precisam de regras e de amor. Você pode achar que impor regras pode ser chato ou deixar teu cão infeliz. Mas os cães realmente querem saber o que é que podem e o é que não podem fazer, de acordo com o seu dono.

O mesmo acontece com as crianças, a maioria dos pedagogos concorda que crianças precisam de regras e com os os cães não é diferente. Os cães prosperam quando sabem onde estão os seus limites e sentem confiança em você como líder.

Forçar o cão a interagir com cães ou outras pessoas

Assim como tantas outras espécies sociais, os cães têm os seus amigos favoritos e seus inimigos. Não force a barra do seu cachorro quando é claro que uma pessoa ou outro animal não lhe estão simpáticos. Isso é diferente de incentivar a sociabilidade em cães tímidos, medrosos ou reativos. Use o bom senso.

Levá-lo para passear sem lhe dar a oportunidade de explorar o mundo através do seu focinho

Isso é sacanagem e é tão óbvio! Mas mesmo assim a gente costuma ver com frequência a cena de donos que não deixam seus cães explorarem o mundo com seus focinhos.

Manter a coleira apertada demais

Assim como os cães são incríveis para ler a nossa linguagem corporal, eles são incríveis em ler os nossos níveis de tensão, até mesmo através da coleira. Ao manter a coleira curta sobre um cão, você está aumentando o nível de estresse e frustração dele. Ao contrário, ao manter uma coleira solta, você está deixando seu cão saber que ele é fino e obediente e que não há nenhuma razão para você estar preocupado ou tenso.

É importante conseguir fazer passeios tranquilos seja para o dono que para o cachorro. O passeio deve ser um momento de lazer e não de estresse.

Ficar tenso

Não adianta esconder a tua tensão do teu cachorro que entende tudo neste sentido, e não somente através da coleira apertada. Os cães, assim como nós, detestamos este sentimento! Portanto, se você sentir teu cachorro nervoso, tenso, certifique-se de que não seria você quem está lhe passando essa sensação, pois seu cão pode apenas estar agindo como um teu espelho.

Ser chato

Não é fácil ter cachorro e não ser chato com ele. Chegamos do trabalho e queremos nos dedicar a nós mesmos e não tem nada mais chato pra o cão do que você se ocupar de si mesmo quando ele esteve o dia inteiro à tua espera para você poder brincar com ele.

Se seu cão estiver aprontando, comendo sapatos ou mastigando as pernas de mesa, ele está basicamente mostrando o quão incrivelmente aborrecido está. Dê-lhe atenção.

Besterias óbvias

Isto deveria ser óbvio mas vale a pena listar porque muitas pessoas ainda acham engraçado:

  • latir para um cão;
  • acenar ou falar com um cão que está latindo para você por trás de uma janela ou porta;
  • puxar a cauda de um cão.

Ou seja, não faça coisas que você sabe que um cachorro não gosta só porque você acha que é engraçado. Não é engraçado e pode até ser perigoso.

Talvez te interesse ler também:

CÃES TREINADOS PARA DETECTAREM CÂNCER PODEM SALVAR VIDAS

O SEU GATO OU CACHORRO ENCOSTA A CABEÇA CONTRA A PAREDE? CORRA PARA O VETERINÁRIO!

LAMBIDA DE CACHORRO FAZ MAL À SAÚDE?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...