10 Dicas para Proteger os Animais do Calor


O verão está se aproximando e, com ele, as temperaturas escaldantes. Assim como nós, nossos amigos peludos de quatro patas podem sofrer com o calor intenso. Para ajudar a manter seus animais de estimação seguros e confortáveis durante os meses quentes, aqui estão algumas dicas essenciais.

Nunca deixe seu animal de estimação sozinho no carro

Mesmo com as janelas abertas, a temperatura dentro de um carro pode subir rapidamente, tornando-o um ambiente perigoso para seu animal de estimação. Mesmo uma breve ausência pode ser fatal, especialmente nos dias quentes.

Fique atento a animais trancados em carros ao sol

Se você se deparar com um animal trancado dentro de um carro sob o sol escaldante, esteja alerta para sinais de golpe de calor, como dificuldade respiratória e fraqueza. Se não conseguir localizar o proprietário do veículo, chame imediatamente os bombeiros e tente criar sombra para o animal. Se houver uma fresta na janela, você pode derramar água sobre o carro para ajudar a resfriar o ambiente.

Forneça sombra e água fresca

Certifique-se de que seus animais de estimação sempre tenham acesso à sombra e água fresca em abundância. Se seu animal de estimação apresentar sinais de hipertermia, como pele quente ao toque e dificuldade respiratória, resfrie-o gradualmente com água fresca e procure imediatamente um veterinário.

Mantenha Seu Animal de Estimação Hidratado

Certifique-se de que seu animal de estimação tenha acesso constante à água fresca e ofereça petiscos refrescantes, como cubos de gelo para mantê-los hidratados nos dias quentes.

Evite esforços excessivos

Não force seu cão a fazer exercícios intensos durante as horas mais quentes do dia, pois isso pode aumentar o risco de exaustão pelo calor ou queimar as patas no chão quente. Sempre tenha uma garrafa de água ou um recipiente para oferecer ao seu animal de estimação.

Uso de sapato para cachorro

Sapato para cachorro não é recomendado a priori mas, se você tiver que sair com o cachorro em um horário muito quente e não tiver outra alternativa (por exemplo, se o cachorro for muito pesado), o sapato pode ser uma opção para não queimar suas patas.

Leia mais:

Proteja contra queimaduras solares

Assim como os humanos, cães e gatos podem sofrer queimaduras solares. Proteja as pontas das orelhas de seus animais de estimação com protetor solar, preferencialmente um produto orgânico e adequado para animais.

Cuide de seus animais aquáticos

Se você mantém peixes em um aquário, evite a exposição direta à luz solar e troque a água regularmente, removendo as algas. Para laguinhos no jardim, reponha a água regularmente para compensar a evaporação e garantir oxigênio suficiente para os peixes. Para pássaros, coelhos ou hamsters, evite a exposição direta ao sol e coloque suas casinhas em locais frescos e sombreados.

Lembremos todavia que somos contrários a manter animais presos em gaiolas ou aquários: pássaros, coelhos, serpentes, iguanas e quaisquer outros animais. Deixe-os livres!

Controle parasitas

Com o calor, a infestação por pulgas, carrapatos e ácaros se torna mais comum. Verifique regularmente o pelo de seus animais de estimação e utilize produtos antiparasitários adequados à espécie e tamanho do animal. Consulte sempre o seu veterinário em caso de dúvida.

Evite passeios excessivos em dias muito quentes

O exercício é essencial para a saúde do seu cão, mas em dias muito quentes, ajuste seus hábitos de passeio. Evite caminhar com seu cão quando as temperaturas estiverem muito altas, pois eles correm risco de insolação. Opte por passeios em horários mais frescos e em áreas sombreadas, sempre levando água para hidratação.

Roupa de pet com ventilador ©Reuters

Roupa de pet com ventilador ©Reuters

Como Identificar e Lidar com Insolação em Cães

Sinais de insolação em cães incluem respiração ofegante, excesso de salivação, letargia, falta de coordenação e possivelmente vômito.

Cães de raças com focinhos achatados, jovens, idosos e com pelagem espessa são mais suscetíveis à insolação.

Se seu cão mostrar sinais de insolação, mova-o para a sombra, resfrie-o gradualmente com água fria e ofereça pequenas quantidades de água para beber até que a respiração normalize.

Não raspe o pelo do cão, pois pode causar queimaduras solares e prejudicar sua capacidade de regular a temperatura corporal.

Use acessórios de verão, como jaquetas refrescantes e tapetes resfriantes, para ajudar a manter seu cão fresco, mas evite cobri-los com toalhas úmidas por longos períodos.

Lembre-se de que até mesmo nadando, os cães podem superaquecer, então mantenha a piscina na sombra, limite as brincadeiras e troque a água se ela esquentar demais.

Lembre-se de que cuidar de seus animais de estimação durante o verão é essencial para garantir seu bem-estar e segurança. Siga essas dicas para garantir que seus amigos peludos tenham um verão seguro e feliz.

Talvez te interesse ler também:

Como e por que se morre de calor? Em qual temperatura?

VetPain: aplicativo ajuda a detectar e avaliar dor em animais

Como aliviar o calor (sem ligar o ar-condicionado) em 8 dicas




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...