Cebola: como descascá-la sem chorar


A cebola, provavelmente, é o tempero mais amado do Brasil. É difícil alguém que abra mão de cozinhar sem ela. Também pudera: o aroma da cebola dourando no azeite e o sabor que ela dá aos pratos dão um toque especial. Mas descascar cebola nem sempre é agradável: as lágrimas que ela provoca incomodam. Será que há solução para esse problema?

Afinal, há alguma maneira de descascar e fatiar as cebolas sem chorar? Confira algumas dicas úteis para descascá-las sorrindo!

É só começarmos a descascar uma cebola que as lágrimas jorram de nossos olhos. Por que isso acontece?

A razão é simples. Durante o seu desenvolvimento, as cebolas absorvem o enxofre. Quando cortadas, elas liberam gases que irritam os olhos. As lágrimas são, portanto, uma forma de defesa implementada pelo nosso corpo diante de uma substância estranha. Em contato com as lágrimas, a liberação de gás leva à formação de ácido sulfúrico, o que faz os nossos olhos arderem ainda mais.

Como descascar e cortar uma cebola sem chorar

  1. Lembre-se de manter a cebola o mais longe possível do rosto e não esfregue os olhos com os dedos depois de tocar no vegetal. Se você costuma usar óculos, suas lentes já são uma proteção ocular útil.
  2. Não comece a fatiar a cebola antes de descascá-la. Às vezes, tendemos a remover a parte superior ou inferior da cebola com a faca para poder remover a casca com mais facilidade. Dessa forma, no entanto, a liberação de substâncias irritantes começa imediatamente. Tente portanto descascar a cebola com os dedos, sem usar a faca e sem pressionar muito a polpa.
  3. Quando você tiver removido completamente a casca, jogue-a imediatamente no coletor de lixo ou no compartimento de compostagem. Desta forma, você terá eliminado uma das possíveis fontes de aborrecimento do seu plano de trabalho.
  4. Lave a cebola em água fria ou mergulhe-a em uma tigela com água fria. Corte-a ao meio. Lave a primeira metade para ser fatiada novamente, para que a água possa atingir até o interior da cebola. Deixe a segunda metade longe da superfície de trabalho, de preferência com o interior voltado para baixo.
  5. Fatie e pique a primeira metade da cebola. Se necessário, lave novamente a parte restante sob água fria. Imediatamente, transfira a cebola picada para uma panela longe da bancada de trabalho e cubra com uma tampa.
  6. Em seguida, prossiga com a segunda metade da cebola. Lave com água fria. Transfira-a para a tábua de corte, corte-a ou pique-a, enxaguando-a novamente, se necessário. Os olhos podem arder ligeiramente, especialmente se forem sensíveis.
  7. Transfira a parte restante da cebola já cortada para a panela. Prossiga com a preparação dos seus pratos. Durante o cozimento, use uma tampa e tente sempre não colocar o rosto muito perto de panelas ou frigideiras com cebola, para evitar as lágrimas.
  8. Não desperdice: coloque uma bacia na pia para coletar a água corrente usada para enxaguar a cebola e use-a para lavar a louça.

Dicas da vovó

A água fria ajuda a limitar os efeitos negativos da cebola nos olhos, que, portanto, não se irritam. Graças à água fria, os olhos não vão avermelhar. Existem, também, algumas soluções alternativas bastante curiosas para as cebolas. Aqui estão algumas delas.

  1. Acenda uma vela ou uma luz perto da tábua de corte antes de começar a fatiar as cebolas. A chama deve atrair os irritantes compostos gasosos para ela, de modo que os olhos fiquem protegidos. Posicione a vela para não se queimar.
  2. Se você está com pressa ou precisa descascar muitas cebolas, lave a faca com água fria em vez do próprio vegetal. Repita isso várias vezes assim que notar que seus olhos começam a arder.
  3. Mantenha a cebola por alguns minutos no freezer ou na geladeira antes de começar a cortá-la. Parece que, devido ao frio, a liberação das substâncias irritantes ocorre mais lentamente. Espere pelo menos 15 minutos antes de retirar a cebola do ambiente frio e depois começar a trabalhar. Mas se a sensação clássica de desconforto nos olhos ocorrer novamente, lave imediatamente a cebola em água fria.
  4. Retire a parte inferior e a parte superior da cebola diretamente sob a água da torneira, antes de começar a descascá-la. Você também pode descascar a cebola completamente na pia, sob uma ducha de água fria.
  5. Encha um copo com água até a metade e coloque dentro dele vinagre. Depois de dividir a cebola em duas ou quatro partes, pulverize-a com essa mistura. Ou você pode mergulhar a cebola cortada em metade, em uma tigela com água e vinagre, por pelo menos cinco minutos, depois de ter descascado, antes de começar a fatiá-la ou cortá-la.

Com tantas dicas, alguma há de funcionar para você!

Talvez te interesse ler também:

COMO E QUANDO LIMPAR GARRAFAS D’ÁGUA (E POR QUE SÓ PASSAR UMA ÁGUA NÃO É SUFICIENTE)

PEDRA-SABÃO: O QUE É, COMO USAR E ONDE COMPRAR

A POEIRA DE CASA ENGORDA: A HIPÓTESE VEM DE UM NOVO ESTUDO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...