Pedra-sabão: o que é, como usar e onde comprar


A pedra-sabão é um tipo de rocha muito utilizada para fazer esculturas, monumentos, construções, lareiras e panelas. Devido à sua capacidade de reter o calor e conduzi-lo rapidamente, a pedra-sabão é uma excelente alternativa para cozinhar e manter a temperatura dos alimentos, mas seus usos e vantagens não param por aqui. Por isso, vamos explicar o que é a pedra-sabão, como usar, limpar e onde comprá-la.

{index}

O que é pedra-sabão?

Pedra-sabão é o nome popular de uma rocha chamada esteatito, a qual também é conhecida como pedra-talco, pois ela tem uma superfície macia e coberta por uma espécie de talco (esteatita). A pedra-sabão é considerada uma rocha metamórfica, pois tem a capacidade de se transformar de acordo com as temperaturas e pressões sofridas pela rocha original.

As cores da pedra-sabão variam do verde ao cinza e sua superfície tem uma textura macia e escorregadia como sabão, por isso o nome da pedra. Além do talco (esteatita), ela também é composta de outros minerais como magnesita, clorita, tremolita e quartzo.

No Brasil, ela é bastante encontrada no estado de Minas Gerais e um exemplo conhecido de construção feita com essa pedra é a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A estátua de 30 metros de altura foi revestida com esse material, pois não só aguenta altas temperaturas, mas também é resistente à poluição e à chuva ácida.

As características de dureza, resistência e flexibilidade da pedra-sabão, fazem com que a sua durabilidade permaneça por séculos.

Vantagens

A pedra-sabão é bastante flexível e moldável, o que facilita a obtenção de peças com diferentes tamanhos e formatos, utilizadas para a construção de placas para cocção ao ar livre, base para a produção de fogões, panelas, vasos, potes, etc.

Além disso, ela é uma pedra muito resistente, não se deteriora em altas temperaturas e sua capacidade de condução térmica pode ser 10 vezes maior do que o material refratário e 2 vezes mais que os tijolos tradicionais.

A principal vantagem da pedra-sabão é poder cozinhar sem utilizar gordura, pois ela possui propriedades antiaderentes. Dessa maneira, além da comida não grudar na panela, também fica mais saudável pela eliminação da gordura extra. Sem contar que, para aquecer a panela, não é necessário fogo alto ou longos períodos de cozimento, pois ela conduz o calor rapidamente, da mesma forma que o mantém por mais tempo.

O fato de ser antiaderente também facilita a limpeza, pois não deixa resíduos e odores no material. Veremos mais adiante como limpar e manter a pedra-sabão.

Como usar a pedra-sabão?

Além das panelas, como vimos anteriormente, a pedra-sabão é bastante utilizada para fazer fogões de majólica de alta qualidade, os quais são muito utilizados em países frios como a Escandinávia. Aproveitando ainda essa capacidade de aguentar altas temperaturas, bem como conduzir e manter o calor, a pedra-sabão é bem utilizada na fabricação de placas de cozinha, fogões a gás, queimadores, espalhador de chamas e lareiras.

Outros usos populares da pedra-sabão é na construção de vasos, esculturas, artesanatos, revestimento de lajes, paredes e tijolos.

Como limpar?

Antes de saber como limpar, é importante mencionar o que fazer quando for utilizar uma panela ou placa de pedra-sabão pela primeira vez:

  • Lave a peça feita de pedra-sabão com água salgada e seque;
  • Unte-a com óleo vegetal e deixe absorver por 24 horas;
  • Aqueça a peça gradualmente e uniformemente, ou seja, toda a superfície deve ser aquecida por igual e com a mesma intensidade;
  • Só comece a cozinhar quando ela estiver completamente aquecida (para fazer o teste, deixe cair uma gota de vinagre e se ele evaporar, está pronta).

Depois de utilizar a panela ou placa de cozinha feita com pedra-sabão, recomenda-se não jogar água fria enquanto ela ainda estiver quente. O ideal é esperar que ela esfrie completamente e limpar apenas com água e vinagre ou água e limão.

Nunca utilize detergente ou qualquer outro produto químico, pois a pedra-sabão pode absorver o produto e transferir para o alimento, quando for utilizada novamente. Caso seja necessário remover algum resíduo que eventualmente grudar na pedra, use um raspador apropriado, tomando cuidado para não danificar a superfície.

Onde comprar?

Algumas lojas de departamento vendem panelas, vasos e chapas feitas com a pedra-sabão. No entanto, é mais comum encontrá-las em lojas de artesanato ou em regiões mais afastadas da capital, como no interior, fazendas, sítios e chácaras.

No Brasil é bem fácil encontrar essas lojas no estado de Minas Gerais, pois o material pode ser extraído por lá mesmo.

Ao que parece, as panelas feitas com pedra-sabão possuem o mesmo princípio das panelas de barro, pois aguentam altíssimas temperaturas, além de mantê-las por muito mais tempo. No entanto, as panelas feitas com a pedra-sabão são mais fáceis de limpar, uma vez que não adere sujeira. Resta saber se a comida preparada nelas tem o mesmo sabor da comida feita na panela de barro!

Talvez te interesse ler também:

QUAIS SÃO AS MELHORES PANELAS PARA COZINHAR? OS PRÓS E CONTRAS DE TODOS OS MATERIAIS

COMO USAR CORRETAMENTE A PEDRA-POMES PARA BELEZA E OUTROS USOS

A MONTANHA QUE A CADA 30 ANOS BOTA MISTERIOSOS OVOS DE PEDRA




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Paulo teixeira
    Publicado em 21/05/2022 às 12:00 am [+]

    Muito bom bastante informações


  2. Daia Florios
    Publicado em 21/05/2022 às 12:49 pm [+]

    Agradecemos <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...