As plantas realmente purificam o ar em casa? Pesquisa francesa questiona


Até hoje, sempre se acreditou que manter plantas em casa seria uma solução boa, econômica e natural para melhorar o ar no ambiente em que vivemos. Entretanto, de acordo com os resultados de uma pesquisa realizada na França, parece que este não é exatamente o caso.

Isso vem até mesmo a contrariar um estudo da Nasa, que havia confirmado que as plantas poderiam melhorar o ar das casas e apartamentos, mas parece que, pelo menos algumas delas, são capazes de capturar os compostos gasosos exclusivamente em laboratório, ou seja, os resultados, segundo os especialistas, são decididamente menos convincentes nas condições da vida real.

Isso foi constatado por Damien Cuny, professor de Ecotoxicologia na Faculdade de Farmácia de Lille, que participou do programa de pesquisa da Phytair que, de 2004 a 2011, estudou a viabilidade de purificar o ar doméstico com a ajuda das plantas.

Em particular, os experimentos concentraram-se em 3 espécies: Jiboia (Scindapsus aureus), Clorofito (Chlorophytum comosum) e Dragoeiro de Madagáscar (Dracaena marginata).

O professor francês também reconheceu que existem muitas plantas que têm a propriedade de absorver poluentes, pois, no laboratório elas conseguiram captar monóxido de carbono, benzeno e formaldeído, com maior ou menor eficiência, revelando a preferência das várias espécies por alguns poluentes.

Na planta, essas substâncias são capturadas pelos estômatos, pequenos orifícios na superfície das folhas e pelas cutículas. Até mesmo os microrganismos contidos no substrato vegetal desempenham um papel importante na absorção de poluentes gasosos.

Infelizmente, no entanto, a situação é diferente nos lares.

Para estudar os processos químicos e biológicos que fundamentam o fenômeno de que as plantas podem purificar o ar, os cientistas estabeleceram condições muitas vezes muito distantes da realidade: plantas armazenadas em espaços de baixo volume; alta concentração do poluente estudado na região; ambiente, sem ventilação e outras.

“Na situação real, os resultados são completamente diferentes”, disse Damien Cuny.

Assim, em uma sala normalmente ventilada, os rendimentos não permitem uma eliminação significativa de poluentes.

Plantas consideradas antipoluentes, portanto, não seriam capazes de limpar o ar de nossa sala das substâncias poluentes como o monóxido de carbono, os compostos orgânicos voláteis, a fumaça de tabaco, alérgenos e outros.

Seguindo e baseando-se nos resultados da Phytair, a Agência para o meio ambiente e gestão de energia – Ademe, da França, argumenta que o uso de plantas não está entre os sistemas cientificamente válidos para limitar os níveis de poluição nos lares.

Como combater a poluição do ar dentro de casa?

Com isso, levando em conta estes estudos, se quiser manter o ar de sua casa mais puro, o recomendável é cuidar e proteger o ambiente de seu lar das seguintes formas:

  • Abra as janelas da casa todos os dias por 5 a 10 minutos
  • Verifique se as saídas de ar e os filtros de ventilação, não estão bloqueados
  • Evite fumar dentro de casa
  • No inverno, evite usar chaminés ou lareiras, especialmente no quarto ou em locais com pouca ventilação
  • Compre e use o máximo possível produtos “limpos”, ou seja, aqueles que emitem o mínimo de compostos orgânicos voláteis (VOC), sejam detergentes, desodorantes, tintas, etc
  • Cuide de manter filtros de ar-condicionado limpos

Diante desses resultados, vem a pergunta: todas as outras pesquisas realmente deram errado e não levaram em conta as diferentes condições entre o laboratório e as casas reais?

Cada pesquisa trouxe sua contribuição e não é definitiva, pois, novos estudos se aprofundam nos resultados dos anteriores.

Ainda que as plantas fossem ser consideradas sem efeito na purificação do ambiente em que vivemos, ainda sim valeria a pena tê-las por perto, com mais verde, frescor, beleza e vida. E isso pesquisa nenhuma pode negar!

Talvez te interesse ler também:

QUAIS SÃO AS MELHORES PLANTAS PARA COLOCAR NO BANHEIRO?

10 ESPÉCIES DE CACTOS E PLANTAS SUCULENTAS FÁCEIS DE CULTIVAR E MANTER. FOTOS

DRACENA: VEJA PORQUE VALE A PENA TER EM CASA A ÁRVORE DA FELICIDADE




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...