Limpeza ecológica com sal: 25 usos alternativos


O sal foi considerado um bem valioso por milênios, pois nos séculos passados ele tinha um significado simbólico, além de ser foco de muitos ritos. Na Grécia antiga, por exemplo, a hospitalidade era consagrada no ritual de compartilhar sal com o hóspede.

Hoje, no entanto, o sal tornou-se um alimento tão comum que muitas vezes esquecemos não só as suas qualidades, como também os seus possíveis usos alternativos.

Junto ao limão, o vinagre e o bicarbonato de sódio, o sal é o principal aliado quando o assunto é limpeza ecológica, pois ele é também um dos ingredientes fundamentais nos detergentes do tipo “faça você mesmo”.

Por essas e outras, vamos aprender várias maneiras de utilizar o sal de forma ecológica.

{index}

Limpar ouro

Para limpar o ouro, faça uma pasta feita de sal, farinha e vinagre, em quantidades iguais de cada ingrediente e esfregue suavemente no objeto de ouro que deseja limpar.

Limpar prata

Para limpar e polir talheres ou outros objetos de prata, coloque uma camada de papel alumínio no fundo de uma assadeira e cubra-a com água. Adicione 1 colher de sopa de sal e 1 colher de bicarbonato de sódio, coloque os objetos e leve para ferver por 5 minutos. Retire do fogo e enxague com água abundante.

Limpar latão ou cobre

Se você quiser polir objetos em cobre e latão, misture sal, farinha e vinagre em partes iguais. Coloque a massa obtida sobre o metal a ser limpo e deixe a massa descansar sobre ele por cerca de uma hora. Após esse período, limpe-o e dê uma polida.

Limpar aço inoxidável

Para metais resistentes como o aço inoxidável, use uma mistura de sal e suco de limão para esfregar cuidadosamente a superfície. Em seguida, é só enxaguar e secar.

Limpar peltre

Peltre é uma liga metálica feita principalmente de estanho, antimônio, cobre e chumbo. Aplique sobre o objeto de feltre a ser limpo, uma mistura de sal, farinha e vinagre e deixe secar. Em seguida, enxague e seque com um pano macio.

Lavar panelas e frigideiras

Se durante a cozedura alguma comida tiver queimado e estiver grudada no fundo da panela, adicione sal rapidamente sobre a parte queimada. Isso ajudará você a desgrudar a comida queimada do fundo da panela mais rapidamente.

Limpar a cafeteira

Para limpar a cafeteira moka, adicione 1 colher de sopa de sal à água da máquina e leve-a para ferver sem o café. Depois enxágue e faça nova lavagem somente com água (sem sal nem café).

Limpar o fundo das panelas de ferro

Se suas panelas de ferro fundido parecerem particularmente sujas e você quiser fazer uma limpeza completa, aqueça a panela em fogo baixo e adicione um pouco de óleo para cobrir completamente o fundo da panela. Quando estiver quente, retire do fogo e adicione 3-4 colheres de sopa de sal grosso.

Esfregue vigorosamente e enxague com água morna. Por fim, adicione uma fina camada de óleo para preservá-lo e evitar a ferrugem.

Limpador universal

Para obter um detergente natural eficaz, adequado para usos múltiplos, crie uma mistura de sal e vinagre. A única recomendação é não usar essa mistura em superfícies sensíveis ao vinagre, como linóleo, mármore ou superfícies enceradas.

Limpar os tapetes

Para remover manchas do seu tapete favorito, crie uma mistura de sal, vinagre e bórax em partes iguais. Use-o na mancha e deixe secar.

Tira-manchas

Mancha de vinho geralmente é muito difícil de remover, não é mesmo? Mas uma dica muito útil é a de colocar sal imediatamente sobre a mancha de vinho, pois ele irá absorver os resíduos do vinho. Depois de seco, é só limpar como de costume.

Limpar a lareira

Espalhar um punhado de sal sobre o fogo da lareira, ajuda a manter a chaminé um pouco mais limpa.

Polir o esmalte de panelas e frigideiras

Para restaurar o brilho do esmalte em panelas e frigideiras, aplique uma mistura de sal e vinagre em partes iguais. Esfregue com cuidado para dar o polimento.

Tirar o cheiro ruim das mãos

O sal misturado com vinagre é um excelente absorvente de odores. Use-o para limpar as mãos do cheiro de alho ou cebola.

Como anti-mofo

Aplique uma mistura de sal e suco de limão na área afetada, deixe secar ao sol, enxague e seque novamente.

Remover a ferrugem

Faça uma pasta de sal, creme de tártaro e água, aplique na mancha de ferrugem no metal e deixe secar ao sol.

Eliminar maus cheiros

Como já mencionado, o sal é excelente como absorvente de cheiros. Se você tem um tênis que mais se parece com uma arma bacteriológica, adicione um pouco de sal assim que tirá-lo do pé. Isso ajudará a eliminar o mau cheiro do chulé.

Limpar o forno

Use uma mistura de sal, vinagre e bicarbonato de sódio para limpar o forno. Deixe por alguns minutos e limpe com um pano úmido. O sal também é excelente para absorver líquidos que caíram no forno durante o cozimento.

Limpar a geladeira

Para limpar a geladeira, utilize uma mistura de sal e soda.

Limpar a pia

Para dar brancura ao esmalte da pia, use uma mistura de sal e terebintina. Aplique uniformemente sobre toda a superfície e após 15 minutos, limpe com um pano úmido.

Manter a pia limpa

Para manter o ralo da sua pia limpo, despeje água fervida com sal.

Para pias entupidas

Misture ½ xícara de sal, ½ xícara de bicarbonato de sódio e ¼ xícara de creme tártaro (ácido tartárico) juntos e despeje no ralo. Por fim, despeje uma chaleira de água fervente e deixe descansar por pelo menos duas horas antes de enxaguar.

Limpar vasos sanitários

Use o sal para esfregar os depósitos calcários nos vasos e depois enxague.

Limpar vime

Se a sua mobília de vime perder a brancura, aplique uma mistura de água salgada com uma escova e deixe secar ao sol.

Tratar a madeira

Você pode tratar pequenos arranhões ou abrasões na madeira com uma mistura de óleo e sal, esfregando suavemente a superfície. Depois limpe com um pano.

Esses foram apenas alguns dos usos testados com o sal, mas diante de tanta funcionalidade, há ainda muito a que se aprender sobre o que o sal pode fazer por nós!

Talvez te interesse ler também:

10 SURPREENDENTES USOS ALTERNATIVOS PARA O SAL




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...