Como as plantas purificam o ar doméstico. Novo Estudo


As plantas purificam o ar dos poluentes concentrados nos ambientes fechados. A confirmação vem de um novo estudo.

A poluição interna, que é a que ocorre em ambientes fechados, é frequentemente subestimada mas representa uma séria ameaça à saúde humana. Com menos trocas de ar, substâncias nocivas ao corpo podem se concentrar no ar que respiramos dentro de casa e nos escritórios, proporcionando uma atmosfera muito insalubre para nós.

Mas as plantas podem intervir! pois são capazes de melhorar a qualidade do ar que respiramos através de diferentes mecanismos. Em primeiro lugar, como se sabe, elas absorvem o dióxido de carbono e libertam oxigênio por fotossíntese, mas também aumentam a umidade que exsuda do vapor de água através dos poros microscópicos das folhas e pode “capturar para elas” os poluentes que são prejudiciais para a nossa saúde.

Esta incrível propriedade das plantas, no entanto, é ainda pouco explorada.

Muita gente tem planta em casa por motivo quase que exclusivamente estético. Os mecanismos de remoção de poluentes, em suma, quase nunca são levados em consideração quando se decide por colocar uma planta dentro de casa. Um erro muito grave, dizem os pesquisadores.

A fitorremediação, ou seja, a capacidade das plantas em remover poluentes do ar (tal como também para remediar solos poluídos), ocorre através de mecanismos fisiológicos de absorção, ou seja da transferência de uma substância química do ar para uma superfície sólida – a planta – (adsorção) ou através do contato entre ar e planta (absorção).

Em outras palavras, se tivermos adsorção, os produtos químicos se acumulam apenas na planta, enquanto que, com a absorção, o acúmulo ocorre nas áreas de contato ar-planta. Há portanto, uma “camada de ar-planta”, onde os produtos químicos transferidos – os poluentes – permanecem “presos”.

plantas purificacao

Foto: Trends in Plant Science

Esses mecanismos são realmente muito complexos e não são totalmente compreendidos. No entanto, os pesquisadores argumentam que uma combinação dessas propriedades da planta, unidas com tecnologias de ponta para limpeza do ar e sensores inteligentes, podem melhorar a qualidade de vida em ambientes internos e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia.

O estudo, publicado por um grupo de grupo de pesquisadores italianos do Istituto per la Protezione Sostenibile delle Piante del Consiglio Nazionale Ricerche (CNR-IPSP), não é um trabalho de pesquisa propriamente dito, mas uma revisão, ou uma coleção de informações sobre o estado atual do conhecimento sobre o assunto, que é surpreendentemente pouco abordado pela comunidade científica. Poucas pesquisas, de fato, trataram de quantificar os efeitos de diferentes espécies de plantas na qualidade do ar interno.

A NASA foi pioneira nos anos 80, os autores escrevem, mas baseou-se em uma abordagem experimental simples e, atualmente, não existem estudos que tenham usado métodos de pesquisa e modelagens mais sofisticadas e modernas, que, por exemplo, identifiquem as características das espécies vegetais mais adequadas aos ambientes internos, como sua morfologia (forma e tamanho das folhas, por exemplo), anatomia e fisiologia (taxa de assimilação de dióxido de carbono, etc).

Tais estudos podem mostrar como “otimizar o uso de plantas dentro de casa, ou estimar o número de plantas para reduzir metro quadrado poluição do ar necessário em um certo nível”, diz Federico Brilli, primeiro autor da revisão.

Também é necessário investigar as propriedades de bactérias e fungos que vivem com plantas, tanto no solo como nas folhas, podendo contribuir também para a remoção de poluentes atmosféricos. Essa contribuição é de fato desconhecida. Entre outras coisas, esses microrganismos também podem ter efeitos negativos na saúde humana, como alergias e problemas pulmonares. Portanto, um estudo geral é absolutamente necessário.

“Os fisiologistas de plantas devem trabalhar com arquitetos para melhorar a ecologia dos espaços fechados”, conclui Brilli.

O trabalho foi publicado no Trends in Plant Science.

Talvez te interesse ler também:

AS 5 PLANTAS MAIS EFICIENTES PARA PURIFICAR O AR DA SUA CASA

UMA PLANTA QUE DEVORA A POLUIÇÃO DO AR E LIMPA A CIDADE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...