Como limpar cama box com métodos naturais


Passamos um terço da existência dormindo e, por vezes, negligenciamos o lugar que passamos esse tempo a dormir. A cama e o colchão podem influenciar nosso sono, nosso descanso e, até, nossa saúde. Uma cama e um colchão mal cuidados ou sujos podem se tornar moradia de microrganismos como ácaros, fungos e percevejos de cama, além de vários outros parasitas.

Cama e colchão que não são limpos com regularidade e de forma adequada, podem ser foco de mofo, bolor e acúmulo de poeira, o que pode fazer muito mal para nosso aparelho respiratório e nossa pele.

Precisamos, para repor nossa energia, dormir bem e, para ter boa qualidade de sono, é necessário dormir em um lugar limpo e arejado.

Para limpeza do colchão e da cama não é conveniente usar produtos químicos, pois além de mancharem, podem deixar resíduos e cheiro, que com o contato e inalação, podem prejudicar nossa saúde e, também, nosso sono.

Justamente pensando nisso, nesse conteúdo serão transmitidas algumas informações de formas naturais e simples de limpar nossa cama box e ou nosso colchão de cama comum. Confiram!

Limpeza do colchão e da cama

Com o passar do tempo e com o uso, nosso colchão devido à nossa transpiração, vai acumulando resíduos e células mortas de nosso corpo, requerendo assim uma limpeza regular para que não fique com cheiro desagradável, manchas e até encardido de sujeira, se transformando em local de proliferação de bactérias e fungos.

Para evitar isso, seguem dicas simples com produtos naturais, para a limpeza do colchão de cama box ou de cama comum. As mesmas receitas podem ser usadas nos revestimentos em tecido que a maioria das camas box contêm, ou seja, nas laterais da cama.

Receitas caseiras para limpar cama box e seu colchão

1ª Receita:

Produtos que serão necessários:

  • 1 copo de álcool
  • 3 copos de vinagre
  • 1 colher de bicarbonato de sódio
  • escova, esponja, toalha de rosto ou pano limpos e secos

Preparo

Misturar todos os ingredientes em uma bacia limpa e seca. Em seguida, aplicar na cama e no colchão, principalmente, nas áreas sujas e manchadas. Pode usar uma escovinha, esponja, pano ou toalha para aplicar. Finalizada a aplicação, deixar o colchão secando ao Sol e o quarto ventilado para secar a cama.

Observação: Caso tenha dificuldade de colocar o colchão ao Sol, pode secar com secador de cabelo ou com o ar de um ventilador.

2ª Receita:

Produtos que serão necessários:

  • Bicarbonato de sódio
  • Aspirador de pó

Procedimento:

Polvilhe a cama e o colchão com bicarbonato de sódio. Feito isso, deixe agir por 30 minutos. Em seguida, utilize o aspirador de pó nas partes da cama e do colchão, retirando o bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio além de higienizante, limpa e tira manchas e, devido à sua função alcalinizante, afasta microrganismos do local onde é empregado.

3ª Receita

Produtos necessários

  • Água oxigenada 10 volumes (a que é usada para curativos)
  • Escova macia ou esponja
  • Toalha de rosto ou pano, secos e limpos
  • Vasilha com um pouco de água

Procedimento

Onde houver manchas e marcas de sujeira, coloque água oxigenada 10 volumes pura e deixe agir por alguns minutos. Pegue uma vasilha com um pouco de água e molhe uma escova macia (não utilize escova dura, para não danificar o tecido da cama ou do colchão) ou esponja e vá passando na área que foi aplicada a água oxigenada.

Após isso, passe uma um toalha de rosto ou pano, limpos e secos, para tirar o excesso de umidade. Em seguida, se o tempo estiver quente, deixe secar, naturalmente. Outras possibilidades de secagem podem ser com a utilização de um secador de cabelo ou com um ventilador.

Leia também: Como fazer produtos para a limpeza (sustentável) da casa.

Outras dicas para a limpeza e boa conservação da cama box ou do colchão da cama comum

Para manter a higiene da cama ou do colchão, a roupa de cama precisa ser trocada pelo menos uma vez por semana.

Aproveite os dias ensolarados e coloque o colchão em exposição aos raios solares ou abra a janela do quarto para arejar bem o ambiente e permitir a entrada da luminosidade solar, isso contribui para afastar microrganismos da cama em geral.

Mude o lado e a posição do colchão com frequência, no máximo, a cada 3 meses, para evitar além do acúmulo e concentração de sujeira, o desgaste e a deformação do colchão, o que pode prejudicar à saúde da coluna.

Utilização de aparelho vaporizador para limpeza da cama box

Outra forma de afastar parasitas, fungos e até percevejos de cama é o uso do vaporizador, que pode ser o portátil mesmo, por ser mais fácil de manusear.

O vaporizador é uma ferramenta que limpa e desinfeta e, devido à sua capacidade de trabalhar com água em altas temperaturas, impede que microrganismos se proliferem. Para utilizar o vaporizador é recomendável ler o manual de instrução que vem com o aparelho. Basicamente, o que é necessário a fazer é colocar a água recomendada no reservatório interno do vaporizador e ajustar, no botão de funcionamento do aparelho, a temperatura adequada para a limpeza da cama e do colchão.

Em seguida, ligar o aparelho – se for o portátil não vai precisar conectar na tomada, só utilizar o botão de ligar. Após isso, puxar o gatilho ou alavanca manual do vaporizador, até que o vapor comece a aparecer.

Feito isso, passar o vaporizador sobre a cama e o colchão em um movimento gradativo e lento de vai e vem. Esse movimento permite que o vapor penetre na cama e no colchão, mas evita que o encharque.

Depois de todo esse procedimento, deixe o colchão descoberto e o quarto arejado para que a cama possa secar completamente.

As vantagens de usar produtos naturais

Como vimos, para a limpeza e conservação da cama box ou do colchão de cama comum, só são necessários produtos simples, baratos, acessíveis e que não agridem nossa saúde e o meio ambiente e, tão pouco, irão provocar estragos ao serem utilizados.

Só é questão de nos habituarmos a usar mais este e descobriremos, cada vez mais, como são eficientes na limpeza do dia a dia, principalmente, em áreas mais delicadas, como cama box e colchão, que requerem produtos mais suaves (que não sejam corrosivos e tóxicos).




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...