Você sabe onde deve guardar a escova de dente?


Nós nos preocupamos em deixar os nossos dentes limpos e livres de bactérias, mas nunca paramos para pensar em como devemos guardar a nossa escova de dente, não é mesmo?

A escova de dente é extremamente pessoal e merece a nossa atenção e cuidado. Conforme vídeo do UOL, especialistas afirmam que devemos evitar o contato de nossa escova com outras escovas, o que geralmente não acontece quando “juntamos as escovas de dente” no mesmo copo, ou suporte. Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, cada um de nós tem a sua própria flora bocal, que fica armazenada na nossa escova.

Você deve estar pensando: “para que tanta ‘paranoia’ acerca do contato entre escovas de dentes se beijamos na boca de outra pessoa?”. Acontece que, também através do beijo, ocorre a troca de fluidos e de bactérias, podendo haver transmissão de algumas doenças, como a herpes.

Cada qual com as suas bactérias

A diferença entre um beijo e o contato entre escovas é que a escova fica em contato com a flora bacteriana, além de ter a função de limpar os dentes, removendo impurezas, função que não é desempenhada pelo beijo.

Além de evitar o contato entre escovas, devemos estar alertas ao local onde a nossa escova é guardada no banheiro. Ela não deve ficar próxima ao vaso sanitário, já que respingos de água de vaso sanitário podem chegar à escova com a ativação da descarga.

A professora de ondontopediatria da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, Helenice Biancalana, explica que a escova deve ficar o mais distante possível da descarga, pois algumas liberam bactérias e coliformes fecais que podem circular por muitas horas no ambiente.

Onde guardar corretamente a escova de dente?

Os especialistas indicam que as escovas sejam guardadas secas em armários ou espaços individuais, mas longe de outros objetos, como escovas de cabelo.

Para higienizar a escova, ao final da escovação, ela deve ser lavada com água corrente para remover os restos de alimentos das cerdas. Em seguida, o cabo da escova deve ser levemente batido para retirar o excesso de água. O enxaguante bucal pode ser usado para lavar a escova, que deve ser guardada em posição vertical e com a cabeça para cima, preferencialmente em locais ventilados para evitar a proliferação de fungos.

Cada um com a sua escova

A troca da escova deve ser feita a cada três meses ou quando as cerdas ficarem deformadas.

A escova de dente nunca deve ser emprestada. Ela é única e intransferível! Logo, todo o cuidado com a higienização bucal deve ser estendido para o cuidado com a escova.

Especialmente indicado para você:

ESPECIALISTAS QUESTIONAM A EFICÁCIA DO USO DO FIO DENTAL

ANTISSÉPTICOS BUCAIS FAZEM BEM OU MAL?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...