Como remover ferrugem e suas manchas com receitas caseiras e fáceis


A ferrugem pode ser de várias formas. Nas casas é comumente causada por exposição dos objetos ou estruturas metálicas à água ou à umidade do ar.

Os produtos que normalmente se vendem como antiferrugem podem conter substâncias potencialmente tóxicas. Antes de recorrer à soluções mais drásticas, é aconselhável experimentar algumas soluções naturais e de baixo custo.

Como para evitar a formação de ferrugem

Para evitar a ferrugem é necessário abrigar os objetos metálicos da umidade, garantindo que eles permaneçam o mais seco possível. Água e umidade são os primeiros responsáveis pelo aparecimento da ferrugem. Quando as partes metálicas ficam expostas no tempo, ao vento, chuva, etc, como os portões por exemplo, é bom intervir antes com soluções antiferrugem.

Como remover a ferrugem de superfícies metálicas

Para a aplicação de algumas das soluções caseiras abaixo descritas, é útil haver um pincel, uma esponja ou uma escova especial que não exerça uma pressão excessiva e que não acabe danificando ainda mais as superfícies. Leves fricções podem ser suficientes, especialmente em casos menos graves. Para evitar a nova formação de nova ferrugem, depois da limpeza, os objetos devem ser enxugados com um pano bem seco e deixados a secar ao ar livre.

1. Sal e suco de limão

Polvilhe o sal sobre a superfície enferrujada e esprema suco de limão por cima até que esteja tudo bem impregnado. Deixe os ingredientes repousarem por duas ou três horas e depois esfregue a própria casca do limão que sobrou para remover a ferrugem.

Leia também: ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE: 13 FORMAS DE USAR O LIMÃO PARA LIMPAR A CASA

2. Vinagre e papel alumínio

O papel alumínio deve ser embebido em vinagre simples, de vinho branco, e usado com delicadeza para esfregar as partes enferrujadas de modo a remover a ferrugem.

3. Bicarbonato e água

O bicarbonato de sódio deve ser aplicado sobre as superfícies enferrujadas com a ajuda de uma escova ou de uma escova de dentes umedecidas em água. Esfregue o bicarbonato suavemente para remover a ferrugem. Um outro modo é preparar uma pasta de limpeza misturando o bicarbonato de sódio com um pouco de água até ficar cremoso, e aplicá-la nas superfícies. Deixe por algumas horas e remova o excesso com uma escova.

Leia também: 50 FANTÁSTICOS USOS ALTERNATIVOS DO BICARBONATO DE SÓDIO

4. Vinagre puro

É uma solução útil especialmente para pequenos objetos enferrujados. Estes devem simplesmente ser deixados de molho no vinagre durante a noite, dentro de um recipiente. Após este tempo, lave os objetos e esfregue-os com uma escova se ainda existirem vestígios de ferrugem. Lembre-se de lavar cada objeto e secá-los bem com um pano após a limpeza.

5. Batatas e bicarbonato

Corte uma batata ao meio e jogue sobre a parte interior o bicarbonato de sódio esfregando-a sobre as superfícies afetadas. Use as duas metades e corte outras batatas repetindo a operação para continuar a limpeza se o objeto for grande. Enxague e seque.

Como remover manchas de ferrugem com sal e limão

Para remover manchas de ferrugem, basta usar dois ingredientes simples: sal e suco de limão. Para colocar esta simples solução em prática, siga estes passos:

1. Não aplicar água sanitária, pois pode haver uma reação química que pode piorar a situação e acentuar a descoloração da superfície. Com uma escova esfregue repetidamente a mancha, o tanto quanto possível, antes de passar para o tratamento.

2. Esprema o suco de limão diretamente sobre a mancha, até que ela fique completamente coberta.

3. Polvilhe sal sobre a mancha de ferrugem e deixe agir durante 24 horas de modo que o sal e limão possam fazer efeito. Adicione ocasionalmente mais suco de limão para que o sal permaneça úmido.

4. Coloque sobre a mancha uma esponja ou um pano absorvente, sem esfregar, para evitar danificar a superfície.

5. Enxague com água fria e seque muito bem as zonas em questão, de modo a evitar a formação de nova ferrugem.

Leia mais dicas caseiras:

DESENCARDIR MEIAS É UMA ARTE FÁCIL. VEJA AQUI!

ÁGUA OXIGENADA: TRUQUES PARA A LIMPEZA

REUTILIZE A BORRA DE CAFÉ NA SUA CASA, DE 10 MANEIRAS DIFERENTES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...