Faça você mesmo produtos de beleza usando cascas de frutas


É muito comum ler nos rótulos de produtos de beleza, não apenas na lista de ingredientes mas como verdadeiras publicidades do produto, a informação de que estes contêm substâncias naturais extraídas de plantas e frutas. Se assim é, porque não podemos fazer máscaras e cremes naturais em casa, gastando pouco ou nada, com plantas reconhecidamente benéficas como a aloe vera e ou com frutas? Veja como utilizar cascas de frutas para fazer você mesmo produtos naturais de beleza:

As cascas de muitas frutas são boas para passar no rosto, pois contêm grandes quantidades das mesmas vitaminas, enzimas e sais minerais da fruta, além de uma certa quantidade de tanino, polifenóis de origem vegetal, um verdadeiro antioxidante, ou seja, com propriedades antienvelhecimento.

Cascas de banana

A casca fresca da banana é boa para o controle da acne. Para isso basta esfregar o lado branco da casca, interno, na área com acne, até que a casca fique marrom, o que indica sua maceração e a extração dos seus componentes. Depois, espere meia hora antes de lavar o rosto com água morna. É preciso repetir duas vezes ao dia esse tratamento sendo que a ultima passada, antes de dormir, só deve ser lavada na manhã seguinte.

Contra as linhas de expressão, faça uma compressa com a casca sobre a região afetada, deixando 10-15 minutos antes de dormir, enxágüe no dia seguinte.

Cascas de laranja

Laranja, mel e iogurte – juntos em uma máscara de beleza

Pela sua composição rica em vitamina C e outros antioxidantes, as cascas de laranja são ótimas para a pele. Esses nutrientes, que na casca são mais abundantes ainda do que no próprio fruto, combatem os radicais livres e ajudam a manter uma pele saudável e mais jovem. O ácido cítrico contido nas cascas de laranja também possui ações esfoliante e clareadora.

O pó da casca de laranja é usado também em várias receitas para controle de acne, limpeza de poros entupidos, cravos, redução de oleosidade assim como, deixarão sua pele limpa, com um brilho suave e saudável, rejuvenescida.

Com essa máscara você também se beneficiará do ioguste e do mel, usados junto com as cascas de laranja.

O iogurte, com o ácido láctico, um ácido alfa hidroxi leve que ele contém, ajuda a esfoliar a pele removendo as células mortas e promovendo sua suavização e clareamento, retirando as manchas mais claras e clareando as mais escuras. O iogurte também estimulará a produção de colágeno prevenindo o envelhecimento precoce, promovendo uma melhor hidratação da pele com seus fatores hidratantes. Também contém zinco, um importante componente que promove a regeneração da pele e funciona como agente anti-inflamatório.

O mel funciona como umectante natural e ajuda a pele a reter a umidade. Sendo um limpador natural, o mel deixará sua pele mais clara e brilhante. O mel também é contêm antioxidantes e possui propriedades antibacterianas que retardam o envelhecimento da pele e combatem a acne.

Receita de máscara facial com laranja, mel e iogurte

Você vai precisar da casca de laranjas (3 é um bom número), 1 iougurte natural e 1 porção de mel (1 colher de sopa).

Primeiro você vai preparar o pó de casca de laranja: retire as cascas das três laranjas, corte-as em pedaços pequenos e ponha para secar ao sol por três dias. Quando as cascas estiverem bem secas, ponha-as no liquidificador, batendo-as por 3 a 5 minutos, em alta velocidade, até conseguir um pó fino. Misture o pó fino obtido das cascas secas de laranja com o iogurte e o mel e bata mais um pouco.

Use a máscara por alguns minutos, testando a sensibilidade da sua pele. Deixe a máscara atuar e depois, enxágue suavemente o rosto.

Cascas de mamão

Limpeza, cicatrização e adstringência

O mamão, Caryca Papaya, é nativo da América do Sul, planta verde, de caule mole e frutos grandes, que dão em cacho, em formato oblongo, com carne cor de laranja e casca amarelo forte, quando maduros. É muito usado pelas população nativas, tanto para complemento alimentar como para tratamentos internos e externos.

A sua casca é tradicionalmente usada para limpeza de pele, ao ser colocada diretamente sobre o rosto e colo, deixando repousar por alguns minutos e logo lavando com água pura. Dizem que o seu uso freqüente ajuda na eliminação de manchas, suaviza a pele áspera retirando as peles mortas acumuladas e elimina as rugas. Também consta que a casca do mamãe aplicada a feridas, ajuda na cicatrização.

Outro uso já comprovado é o da casca de mamão para a limpeza de dentes e até a remoção de cáries (esse é um uso consagrado por dentistas brasileiros) pois a composição desta fruta, com alto teor de papaína, enzima que degrada proteínas, tem-se mostrado eficiente como caricida.

Máscaras faciais com casca de mamão

Pode-se usar tanto a casca do mamão quanto a sua polpa, para os mesmos objetivos. Então, quando você comer mamão, tire a casca e use no mesmo dia já que, sendo um produto natural e rapidamente perecível não se deve guardar para uso posterior pois a mesma pode se degradar por ação de fungos ou bactérias, rapidamente.

Se o seu objetivo é fazer uma máscara de mamão contra rugas, junte farinha de aveia, mel e casca de mamão. Bata tudo junto no liquidificador e consiga uma pasta fácil de aplicar. Deixe a máscara sobre o rosto por 15 minutos após o que enxágüe com água morna.

Mas, se você pretende uma máscara que ajude no controle da oleosidade da sua pele, junte ao mamão uma colherada de suco de limão e iogurte natural. Essa máscara também pode ser usada no cabelo. 

Já para a pele seca use o mamão com mel

Mas, antes de qualquer dos usos indicados acima, sempre faça um teste de alergia passando um pequeno pedaço da casca do mamão no seu pulso, na pele mais fina, e observando a reação. Essa precaução é necessária pois algumas pessoas apresentam reação inflamatória à papaína através do leite da casca do mamão.

Leia também: 

Óleo de Melaleuca: suas mil utilidades, propriedades e como comprá-lo

Manchas na pele: 10 truques e remédios naturais

Faça você mesmo cremes antirrugas 




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...