Pesquisas revelam que a batata é fonte de energia elétrica


Parece estranho, mas é verdade: batata gera luz.

O pesquisador da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, Haim Rabinowitch tem se dedicado há anos a extrair energia elétrica da batata. O cientista diz que, com placas de metal, fios e lâmpadas, é possível gerar energia do alimento. “Uma batata tem potência suficiente para iluminar um quarto com lâmpada LED por 40 dias“, afirma Rabinowitch.

A “bateria da batata” é criada com auxílio de um ânodo (um metal como zinco, com eletrodos negativos) e um cátodo (cobre, que possui eletrodos positivos). A acidez da batata reage quimicamente com o zinco e o cobre liberando elétrons, que fluem de um material para o outro. É nesse processo que a energia é liberada.

Em 2010, os cientistas começaram a fazer experimentos com diversos tipos de batatas para descobrir como aumentar a eficiência energética. Cozinhando os tubérculos por oito minutos, ocorre a quebra dos seus tecidos orgânicos, reduzindo a resistência e facilitando o movimento dos elétrons, que produzem mais energia. Um outro teste, fatiar a batata em quatro ou cinco pedaços, mostrou um aumento da eficiência energética em até dez vezes.

“É energia de baixa voltagem, mas é suficiente para construir uma bateria que poderia carregar telefones celulares ou laptops em lugares onde não há rede de energia”, diz Rabinowitch.

Fonte de energia

lampada batata 2

foto: bbc.co.uk

As batatas são produzidas em larga escala em todo o mundo. Será que elas não poderiam levar luz elétrica para as 1,2 bilhão de pessoas sem acesso a luz elétrica no mundo? Embora Rabinowich sugira que o problema seja a falta de divulgação sobre o potencial da batata como fonte de energia elétrica, autoridades dizem que a questão é mais complexa, visto que, assim como há muitas pessoas sem luz, há outras tantas sem ter o que comer.

“A primeira pergunta a se fazer é: há batatas suficiente para comermos”, pergunta Olivier Dubois, autoridade em recursos naturais da FAO, agência da ONU para agricultura e alimentos.

Por questões ética e econômica, a batata como geradora de energia gera polêmica.

O vídeo abaixo mostra como fazer um carregador de LED com batatas, para você que felizmente tem batatas para comer e quer experimentar economizar energia em casa:

Talvez te interesse ler também:

A ENERGIA SOLAR É O FUTURO

E-KAIA: A ENERGIA QUE VEM DAS PLANTAS E CARREGA BATERIAS

Fonte foto capa: lightpaintingphotography




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...