Em Londres, a primeira piscina que utiliza plantas para purificar a água


Adeus ao cloro? Produtos químicos proibidos e plantas para purificar a água na nova piscina pública de Londres em King’s Cross. A água será filtrada e mantida limpa apenas através de processos naturais.

A nova piscina foi projetada pelos arquitetos do Studio Ooze de Rotterdam e pela artista Marjetica Potrc. O nome do projeto é “Of Soil and Water: King’s Cross Pond Club” e faz parte do programa público Relay para a valorização de 27 hectares de terra.

A piscina natural terá um comprimento de 40 metros e poderá acomodar até 100 banhistas. Servirá para explorar a relação entre a natureza e o ambiente urbano. Será uma verdadeira piscina disponível a todos no coração de Londres, onde o concreto irá se juntar a elementos naturais como as plantas, que podem purificar a água.

Neste momento, a piscina está em construção no Lewis Cubitt Park. Será feita a 2 metros acima do nível da superfície do parque e terá uma largura de 10 metros. O desejo dos designers que trabalham na sua criação, é o de oferecer aos habitantes e turistas locais, um novo tipo de experiência urbana

A piscina deverá ser o mais natural possível e provavelmente será muito mais parecida com um lago do que com uma clássica piscina. Também deverá ser um laboratório vivo para a compreensão do equilíbrio de um sistema que será constituído de água, terra e seres humanos, em seu ciclo de vida. Os visitantes irão receber informações sobre o ambiente em constante mudança dentro deste espaço que representará um ecossistema autossustentável. 

Para a limpeza da piscina serão utilizadas plantas aquáticas que se tornarão um novo habitat para a fauna local, e o número de visitantes autorizados por dia, será limitado ao tempo necessário para permitir que a piscina se regenere.

Projeto piscina

Piscina em construção

Piscina com plantas em construção

Piscina quase pronta

Piscina com plantas

Piscina com plantas pronta

A novidade deve abrir suas portas aos visitantes do King’s Cross no próximo mês de maio. 

Se você estiver indo ou conhece quem vá à Londres na próxima viagem, seria muito interessante ver como a piscina irá se apresentar ao vivo e em cores 🙂

Leia também: Um shopping abandonado que se transformou em um lago de peixes

Fonte fotos: ooze.eu.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...