Banksy no Capão Redondo. ONG chama o grafiteiro mais famoso do mundo


O Instituto Projeto Sonhar iniciou uma campanha para que Banksy, o grafiteiro mais famoso do mundo, deixe uma obra sua nos muros da periferia de São Paulo.

A notícia, publicada na BBC News, dá detalhes sobre essa campanha, a qual teve início com uma chamada no jornal Metro, entregue gratuitamente em Londres. O intuito dessa campanha é fazer com que as ações sociais promovidas pelo Instituto Projeto Sonhar ganhem visibilidade com a obra do pintor.

O Projeto Sonhar foi criado em 2013, com o objetivo de prestar assistência social e psicológica às famílias pobres do Capão Redondo, considerado um dos bairros mais violentos da capital paulista. A ONG presta serviços de orientação nas áreas de saúde, educação, emprego, moradia e saúde mental.

A ideia de anunciar o apelo a Banksy nos jornais de Londres foi do fundador do projeto Alex Sandro Gomes de Lima, após uma conversa com amigos publicitários. Segundo ele, essas publicações serão gratuitas em parceria com outras ONGs do Reino Unido.

O anúncio publicado no jornal Metro de Londres diz o seguinte:

“Banksy, eis um muro para você

Nós sabemos que você ama pintar muros ao redor do mundo. E sabemos que, às vezes, os donos dessas paredes não ficam tão felizes com todos os visitantes que passam para ver a sua obra. Eles não querem atenção. Mas essa é a questão: nós adoraríamos a atenção. Nós precisamos dela”

Lima informou que esse mesmo anúncio deverá ser publicado em outros jornais e também em outdoors de Londres.

Por que Banksy?

Banksy é conhecido por suas obras sarcásticas com relação à política, sua genialidade, seu humor negro e seu estilo único são inconfundíveis. Ficou famoso nos anos 90 ao pintar muros e paredes em Bristol, sua cidade natal, sem autorização. De lá para cá, ele espalhou suas obras por vários lugares, desde Nova York até o muro que separa a Palestina de Israel.

As obras de Banksy são tão marcantes que acabam despertando a atenção de turistas, onde quer que estejam. Conta-se o caso de um senhor que diz estar sofrendo para manter a segurança de uma dessas obras, pois ela foi pintada na parede de sua garagem. Segundo ele, não teve mais sossego depois que seu muro amanheceu grafitado por Banksy.

Uma das obras mais famosas do pintor, é a Menina com Balão, a qual foi pintada num muro de Londres e teve a votação como predileta pelo Reino Unido em 2017. As obras de Banksy ficaram tão famosas que viraram alvo de furtos, onde pedaços de parede são arrancados.

Apesar de toda essa fama, a verdadeira identidade de Banksy nunca foi revelada, o que faz dele um artista misterioso que preza pela natureza do graffiti, uma arte que nasce com o estilo de rua provocatório, proibido e sem fins lucrativos. A sua última genialidade consistiu em fazer com que uma sua obra se autodestruísse repentinamente após ter sido leiloada.

Quanto ao anúncio da campanha feita pela ONG do Projeto Sonhar, não houve um retorno por parte do artista, talvez pelo fato dele ser misterioso. Porém, a ONG recebeu uma doação de US$ 10 do site, após a divulgação do anúncio.

Lima reconhece que é um grande começo, mas o que eles querem mesmo é a visibilidade que as obras de Banksy poderiam proporcionar ao Capão Redondo. Se as paredes da ONG forem grafitadas por Banksy, a região ganhará certo destaque e, consequentemente, receberão mais olhares, doações e ajuda de todos os tipos.

Vem Banksy! O mundo te ama mas o Brasil precisa de você!

Talvez te interesse ler também:

O NOVO GRAFITE DE BANKSY QUE HOMENAGEIA A ARTISTA TURCA ZEHRA DOGAN

A INCRÍVEL ARTE DE BANKSY NOS ESCOMBROS DE GAZA

DISMALAND: O SOMBRIO E SATÍRICO PARQUE DE DIVERSÕES DE BANKSY




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...