Como decorar sua sala e transformá-la em um espaço de paz e bem-estar


Uma sala, a sua sala de estar, ou de trabalho, enfim, uma sala em que você se sinta dona e senhora do espaço e do ambiente devem ser decoradas com elementos que te tragam paz. Sim, paz, pois esta é fundamental para o bem-estar e para a criatividade, ah, e também, muito necessária para que você possa desenvolver seus projetos, escrever seus textos, cuidar de suas crianças.

Então, vamos lá dar uma passeada nisso que a gente chama aqui de “como decorar uma sala”.

Bom, primeiro você terá que definir qual uso pretende dar à essa sua sala: será para estar com a família, ler um bom livro com tranquilidade e silêncio, trabalhar em artesanato, ou escrita, ou cozinhar (bem, no caso eu chamaria sua sala de cozinha mas, tudo é possível, você é quem decide)? Na internet você encontrará centenas, milhares, de boas dicas, fotos chamativas, projetos mais caros ou mais baratos que te ajudem a escolher os elementos que entrarão na sua sala mas, eu quero que aconselhar aqui alguns passos básicos, e primários, que acredito que te ajudarão.

escritorio paz

Os sete passos básicos para você decorar uma sala e transformá-la em um espaço de paz e bem-estar

círculo verde Olhe para as paredes da sua sala: estão bem pintadas? A cor te agrada? Pense na quantidade de luz (mais luz, maior iluminação, janelas abertas, lâmpadas espalhadas ou só focos de teto, abajur direcionando a luz para a poltrona de leitura?. Como você pode perceber tem tudo a ver a cor da sala com a iluminação que esta terá, de dia e de noite. E uma boa sala a gente usa, gostosamente, em todos os horários do dia.

Então, veja se você tem na sua sala uma janela ampla que permita uma boa entrada da luz do sol. Observe a parede frontal a essa janela – se for branca, ou amarelinha, refletirá melhor a luz solar aumentando sua incidência em todos os ângulos da sala. Mas se você quiser ter uma parede de cor forte, então o ideal é você pintar assim só a parede onde estiver a janela maior, de modo a manter a luz natural na sala. Essa foi a dica de um amigo fotógrafo, Marco Cavallo, que tem bons trabalhos publicados pelo mundo.

círculo verde Quantas portas tem essa sala? Será que você precisa de ter portas de separação entre ambientes? Bom, caso não precise, tire algumas portas, por exemplo, aquela que dá para o corredor. Ah, e veja se a cor das portas faz um agradável contraste, ou falta dê, com a pintura das paredes. Acontece que, se você tem uma sala pequena como as que são comuns hoje em dia é melhor você integrar totalmente a cor da porta na decoração, sem contrastar, para não pesar no ambiente.

círculo verde Em função do uso que você vai dar para a sala escolha seus móveis preferidos, primeiro os de maior porte, com certeza. A poltrona de leitura, no canto junto à estante de livros com um abajur que direcione a luz é o que eu escolheria primeiro já que, para mim, o “resto” gira em torno da leitura gostosa de um bom romance policial.

decoracao paz

círculo verde Um que outro quadro de sua preferência, sobre uma parede de cor neutra, sempre será agradável. Mas não encha sua sala, que eu estou supondo ser pequena, para não encher também a sua cabeça. Muitas coisas espalhadas não favorecem a nossa tranquilidade, muitas coisas guardadas também não e, você sabe que, muitas coisas bagunçadas indicam também a bagunça que te vai por dentro e que é super difícil de encarar. Então, meu conselho é de que você decore sua sala preferida optando por um visual mais “clean”, com uma que outra coisa que você traz de longe, na vida, como a tal poltrona, o abajur, um ou dois quadros, aquela mesinha de canto com gavetinhas, enfim, coisas que se ligam á tua história mas que não vão saturar o ambiente.

círculo verde E o piso? Bem, eu gosto de madeira, e tapetes agradáveis ao tato pois adoro andar de pé no chão mas, veja se o seu caso não é de preferir um piso mais fácil de limpar (aspirador, pano úmido e pronto) e então, te aconselho a escolher um piso frio, cerâmico, e tapetes pequenos. Tudo é uma questão de gosto, temperatura ambiente, condição de limpeza fácil, e aí você pode escolher uma variedade de soluções boas. Ah, tenha atenção à sua rinite!

círculo verde Janela com cortina? Não é preciso, a não ser que a janela da sua sala dê de caras com a do vizinho. Mas, se este for o caso, prefira cortinas leves, que não diminuam o tamanho do ambiente nem o abafem. Ou uma daquelas cortinas de tabuinhas, que ajudam a regular o sol que entra, caso sua janela, imensa, esteja de frente para esse enorme amigo natural que temos.

janela paz

círculo verde O último conselho é de que você cuide, muito mesmo, de manter a boa energia circulante nesta sua sala preferida. Para isso você pode usar um gráfico de feng shui que vai te ajudar a dispôr os elementos no ambiente mas, você também pode usar a sua intuição e “sentir” o que a sua sala requer para não manter pontos de estagnação energética – um espelhinho, um vaso de flores, pêndulos de cristal na janela – e siga, cegamente, o que ela te disser pois, sempre será o melhor para o seu caso.

Leia aqui: FENG SHUI: 10 CONSELHOS PARA DECORAR A CASA

Então, espero que este artigo te ajude na nova decoração da sua sala preferida e se precisar trocar uma ideia, deixe sua pergunta que eu respondo rápido.

Talvez te interesse ler também:

GUIA PARA CROMOTERAPIA: O SIGNIFICADO DE CADA COR

7 IDEIAS PARA CONSTRUIR COM MATERIAIS RECICLADOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...