Chega de transplantar: Growth, o vaso de origami que cresce junto com a planta


GROWTH’, ou ‘CRESCIMENTO’, em tradução livre, é um projeto dos artistas Bike e Begum Ayaskam que cria vasos de origami que acompanham o crescimento das plantas e revelam, ao longo do tempo, distintos – e incríveis – padrões geométricos. O projeto estabelece uma conexão poética entre o orgânico e o sintético, e mostra a beleza da arte quando aplicada a situações completamente inesperadas!

Abaixo, algumas imagens do projeto, além de depoimentos dos artistas.

foto

“O ciclo de vida de uma planta consiste em uma transformação, de uma pequena semente até o tamanho em que estiver totalmente desenvolvida; o desabrochar de uma flor, a revelação de uma folha, a ramificação das raízes. É esse processo que o ‘GROWTH’ almeja transportar também para o vaso.”

foto

“Há um forte distanciamento entre a natureza e os ambientes em que nós, como humanos, estamos acostumados e nos sentimos confortáveis. Os espaços e objetos que construímos, e que estão ao nosso redor diariamente, são muito estáticos. Na natureza, tudo evolui, se adapta, cresce, floresce, se degrada, morre, é absorvido, reutilizado. Nada fica parado. Panta rhei. Tudo flui…”

foto

“A abordagem moderna de se construir é o oposto disso! Agora, as coisas existem em estágios: os objetos são produzidos, utilizados e, enfim, descartados. Essa abordagem não é nem sustentável, nem satisfaz nossa demanda intrínseca por dinamismo. Simplesmente não é ‘natural’, no sentido mais literal da palavra.”

foto

“‘GROWTH’ emergiu de uma contemplação dos relacionamentos entre a natureza e os objetos manufaturados, e da tentativa de fundi-los. Como resultado, o ‘GROWTH’, através de seus cuidadosamente calculados padrões de origami, imita a habilidade da natureza de crescer e se transformar ao longo do tempo, levando essas qualidades a um objeto manufaturado.”

Quem gostou deste trabalho, pode entrar em contato com os artistas através deste link.

Leia também:

A TORNEIRA ECOLÓGICA (E LINDA) QUE ECONOMIZA ÁGUA

Fonte fotos: ayaskan.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...