Queremos trens! Petição online


Você apoia o retorno de trens de passageiros no Brasil? Pois uma petição na Avaaz pede exatamente isso.

As justificativas são pouco fundamentadas porque não se consegue entender se querem a volta dos trens antigos ou se querem mais investimentos na mobilidade urbana sustentável. Embora a petição não esteja clara, a solicitação é louvável porque é necessário investir em mobilidade urbana.

Se fosse o caso de reativar os trens antigos, a Contrail, empresa especializada em transporte sobre trilhos, afirma que o trem é mais conveniente do que caminhões para transporte de cargas e, também, de pessoas. O combustível gasto por trens está abaixo do que o gasto com caminhões, além de emitir menos carbono na atmosfera, se comparado com o sistema rodoviário. Sem falar nos benefícios para a mobilidade urbana, com a redução de tráfego e custos, e de acidentes com terceiros em vias públicas.

Investir em mobilidade urbana, seja com meios de transporte menos ou mais poluentes, é sempre mais vantajoso do ponto de vista ambiental do que incentivar o transporte individual, como o carro, por exemplo.

No Brasil, o VLT ainda é uma novidade, já que são ainda uma nova geração de transporte público, uma espécie de bonde na versão contemporânea. O VLT é uma alternativa barata e sustentável em relação ao ônibus e ao metrô. A motorização elétrica faz desse transporte mais silencioso e menos poluente.

Além do Rio de Janeiro, Cuiabá e São Paulo estão prestes a inaugurar seus primeiros trechos de VLT. Tomara que outras cidades se inspirem nesses projetos! Ceará tem sistemas VLT já em funcionamento.

Fica de um jeito ou de outro o pedido pela volta dos trens e por mais investimentos em mobilidade urbana sustentável: veículos movidos a hidrogênio, elétricos ou híbridos, construção de ciclovias e compartilhamento de carros.

Confira a petição na Avaaz aqui.

Especialmente indicado para você:

TOYOTA ACREDITA NO FIM DOS CARROS MOVIDOS A COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

ÔNIBUS A HIDROGÊNIO – PROJETO BRASILEIRO EM ANDAMENTO

“TRANSPORTES LIMPOS” SÃO NOVIDADE PARA OS JOGOS OLÍMPICOS 2016

SUÉCIA INAUGURA PRIMEIRA ESTRADA ELÉTRICA DO MUNDO

Fontes: planetasustentavel, avaaz, contrail




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...