Capital norueguesa diz um basta aos automóveis


Oslo, capital da Noruega, em breve será a primeira cidade do mundo onde não haverá automóveis circulando por suas ruas.

A cidade, que é exemplo de qualidade de vida, quer que a população se locomova apenas de bicicleta. A medida, cujo término de implementação e proibição será em 2019, afetará 350.000 proprietário de veículos.

O projeto contará com o investimento de mais de 56 mil quilômetros de ciclovias, transformando a cidade em um exemplo de sustentabilidade, pois o nível de contaminação do ar diminuirá drasticamente, além de andar de bicicleta ou a pé ser mais seguro e saudável.

Outras cidades europeias têm projetos similares, como Madri, que pretende acabar com a circulação de automóveis em 2020, e outras cidades, cujos prazos de implementação são mais longos.

Apesar de a medida poder sofrer alguma resistência no início e poder fazer com que as pessoas utilizem seus carros nas estradas estaduais, no caso da proibição nas vias da cidade, ela traz enormes benefícios, como a diminuição da poluição, redução do aquecimento gobal, fim de congestionamentos e maior qualidade de vida.

Certamente, um exemplo a ser seguido por outras cidades do mundo.

Talvez te interesse ler também:

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE ANDAR DE BICICLETA PARA A SAÚDE?

SOLAROAD: NA HOLANDA A CICLOVIA QUE PRODUZ ENERGIA LIMPA

Fonte foto: nrk.no




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...