Que tal airbags para ciclistas?


Você que nos acompanha há bastante tempo sabe o quanto temos tocado no assunto bicicleta e sua importância como alternativa de veículo sustentável. Com o crescimento dos adeptos deste transporte, cresce também a importância da proteção adequada. Diferentemente dos carros, a bicicleta ainda fica devendo, claro, quando o assunto é segurança. No entanto, a tecnologia já conseguiu desenvolver alguns componentes de proteção que chegam a espantar. Entre eles, um airbag para ciclistas.

Isso mesmo, um airbag para proteger do impacto de um acidente, só que para ciclistas.

Desenvolvido na Suécia

Criada pela empresa sueca Hövding, o airbag para ciclistas foi desenvolvido há cerca de dois anos pelas estudantes de design suecas Anna Haupt e Terese Alstin, e é utilizado como se fosse um cachecol, porém, com o impacto de um acidente se transforma em capacete protetor.

Como funciona?

De acordo com a empresa, a ideia surgiu para criar uma proteção poderosa para o ciclista, exatamente como a existente para todos os motoristas de carro que, além da carroceria em si, também pode ter um ou airbags em seu automóvel.

Ele não é como o airbag tradicional, que cria um acolchoado na frente do rosto do motorista para reduzir o impacto do acidente. Resultado de pesquisas feitas de 2005, o airbag para ciclistas se transforma em um capacete que é acionado por sensores avançados que podem perceber padrões de movimento do ciclista e por isso consegue reagir rapidamente no ato do acidente para proteger seu usuário. O airbag, ao responder ao acidente, irá inflar, fixar o seu pescoço e proporcionar melhor absorção de choque do mundo.

Ao contrário do airbag do carro, o airbag do ciclista não pode, claro, ser posto no guidão da bicicleta, e por isso ele é utilizado no pescoço, emulando um simples cachecol. Inclusive de muito bom gosto estético.

Características

O airbag Hödving possui três tamanhos para seus usuários. São eles pequeno, médio grande. Seu tamanho não faz a menor diferença em termos de funcionamento.

E se ele acionar sem querer? Bem, ai você só tem que pressionar o botão de ligar e desligar para devolver o airbag ao seu compartimento e voltar a andar de bike o mais feliz possível.

É indicado para jovens a partir de 15 anos de idade.

O uso do airbag em acidente só pode acontecer uma vez. A única forma de utilizar o mesmo airbag sem necessitar adquirir outro é o acionamento por engano. Mas em caso de acidente real, ele não pode ser usado novamente.

Ele funciona a bateria e pode ser carregado em quaisquer tomadas das casas e prédios. Mas não se preocupe com a bateria quando estiver pedalando, pois ela tem duração de 10 horas quando totalmente carregada.

É isso, este é o primeiro airbag para ciclistas do planeta e deve contribuir em muito para aumentar a segurança de quem ama pedalar.

Talvez te interesse ler também:

BIKE REGISTRADA: O APLICATIVO BRASILEIRO PARA A BIKE ROUBADA

5 ACESSÓRIOS PARA A SEGURANÇA DA SUA BIKE

MULHERES NA BICICLETA: VEJA O VÍDEO SOBRE COMO PEDALAR SEM LEVANTAR A SAIA

Fonte foto: wikipedia




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...