Bike registrada: o aplicativo brasileiro para a bike roubada


A moda agora é andar de bicicleta. Um número cada vez maior de pessoas está reencontrando o prazer de andar de bike, e o melhor, não apenas para lazer, mas como meio de transporte. Com isso, muitas das bicicletas nas ruas deixaram a simplicidade de outros tempos para se tornarem verdadeiros veículos de alta tecnologia. Várias marchas, luminosas, pneus resistentes, dobráveis, enfim, um espetáculo! Que, claro, atrai a atenção dos ladrões de plantão. Visando o crescimento dos roubos de bicicletas e tentando frear este novo fenômeno, um aplicativo foi desenvolvido para ajudar na recuperação de bicicletas roubadas, o Bike Registrada.

Trata-se de um aplicativo de celular que tem ajudado os ciclistas e a polícia na identificação e recuperação de bikes furtadas. Criado por um grupo de ciclistas que passou exatamente pelo sofrimento e dificuldade de ter seu transporte de volta.

Como funciona?

Com a ferramenta é possível incluir dados do ciclista e da bicicleta, número de série do quadro em um cadastro nacional, permitindo informar o roubo da bike.

Na capital brasileira, Distrito Federal, a Polícia Militar utiliza o aplicativo para auxiliar na checagem das origens da bicicleta encontradas com suspeitos e também na busca pelo verdadeiro dono, afinal, a bicicleta é um transporte sem documento e registro nacional, o que dificulta no trabalho das autoridades de encontrar o verdadeiro dono depois da apreensão de uma ou mais bicicletas.

O capitão da PM do Distrito Federal, Michello Bueno, lembra da dificuldade de antes da utilização do Bike Registrada de descobrir a procedência de uma bicicleta. Anteriormente, era necessário levar o objeto e o suspeito a uma delegacia de polícia, para verificar se ela era roubada ou não, o que, segundo ele, levava muito tempo e burocracia. Segundo o capitão, só este mês já foram recuperadas mais de 100 bicicletas.

Hoje a polícia precisa somente conferir as informações realizando a leitura do selo de segurança (adesivo com QR CODE, algo como o chassi da bicicleta) que pode ser lido diretamente pelo celular ou digitando o número de série, exatamente o número que o dono da bike e usuário do aplicativo deve registrar ao se tornar usuário do Bike Registrada.

Antes, e principalmente agora com o aplicativo, a polícia sempre utilizou o modus operandi de parar qualquer um que esteja com o número do chassi raspado ou adulterado, fazendo a apreensão da bicicleta e conduzindo a pessoa à delegacia para averiguação.

Gratuito

O aplicativo Bike Registrada é gratuito e pode ser baixado em qualquer aparelho smartphone. Para isso basta acessar aqui o site Bike Registrada e fazer o download do aplicativo.

Leia também:

5 ACESSÓRIOS PARA A SEGURANÇA DA SUA BIKE

UNSTEALABLE BIKE: A BICICLETA QUE NUNCA PODERÁ SER ROUBADA

MULHERES NA BICICLETA: VEJA O VÍDEO SOBRE COMO PEDALAR SEM LEVANTAR A SAIA

EM TÓQUIO, UM INCRÍVEL ESTACIONAMENTO PARA BIKES

Fonte foto: fotospublicas.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...