Cães-robôs: o fim da exploração de cães de serviço


Uma das atrações de um dos eventos mais importantes do mundo no campo da tecnologia e inovação, Web Summit Rio-2024, que vem chamando a atenção, é o cachorro-robô desenvolvido pela startup Pluginbot, com sede em São Paulo. Esse robô de quatro patas, fabricado na China, é capaz de interagir com o público e realizar tarefas diversas, podendo inclusive, acabar com a exploração de cães que têm suas vidas colocadas em risco ao serviço do homem.

O cão-robô é uma criação impressionante que combina tecnologia avançada com a aparência e movimentos de um cachorro. Vamos explorar como esse cachorro robô pode ser útil.

Fonte da Imagem: Pluginbot

Finalidades e Funcionalidades do Cão-Robô

Projetado para simular habilidades e comportamentos de um cão real, este avanço tecnológico está rapidamente conquistando diversos setores. Mas quais são as finalidades e funcionalidades dos robôs caninos? Confira!

Segurança Industrial ou Residencial

O cachorro-robô pode ser empregado para fazer a segurança em indústrias. Ele patrulha áreas, detecta movimentos suspeitos e alerta os operadores em caso de qualquer anomalia.

Pode ser útil para fazer a segurança de prédios e residências, evitando assim a exploração de nossos amigos caninos para essa finalidade.

Manutenção de Tubulações

O cachorro-robô também é útil para realizar manutenções mais simples em tubulações industriais, verificando vazamentos, corrosão ou outros problemas.

Monitoramento de Incêndios

Em estações de energia ou outros locais propensos a incêndios, o cachorro-robô pode identificar focos de calor e emitir alertas, ajudando a prevenir desastres.

Aplicações Militares e de Segurança

Inicialmente concebidos para fins militares, os cães-robôs têm se mostrado extremamente úteis em missões de reconhecimento e vigilância. Sua capacidade de se locomover em terrenos difíceis e acessar áreas de difícil alcance os torna valiosos aliados para as forças armadas e equipes de segurança, eliminando a necessidade de utilizar e explorar animais de serviço.

Exploração e Salvamento

Quando se trata de situações de desastres naturais ou ambientes perigosos, os cães-robôs podem ser enviados para realizar buscas e resgates. Equipados com sensores avançados e câmeras de alta resolução, esses robôs são capazes de localizar sobreviventes e fornecer informações cruciais para equipes de resgate, evitando que cães reais sejam expostos a riscos de vida.

Inspeção de Drogas, Minas e Explosivos

Com sua mobilidade e sensores, o cão-robô pode inspecionar drogas, minas e explosivos, avaliar condições de segurança e coletar dados importantes. Dessa forma, evita-se a necessidade de utilizar cães farejadores e policiais para essa finalidade.

Reportagem Sobre Essa Inovação

Veja nesta publicação do Jornal O Globo mais detalhes sobre o cão-robô apresentado na Web Summit Rio-24:

Cão-Robô: Fusão de Tecnologia, Design e Utilidade

O cão-robô é uma fusão fascinante de tecnologia, design e utilidade. Embora atualmente disponível em quantidade limitada, ele pode ser o prenúncio de avanços significativos no campo da robótica, oferecendo uma alternativa valiosa em diversas áreas. Este avanço promissor não apenas otimiza a eficiência, mas também preserva a segurança dos nossos leais amigos caninos, poupando-os de riscos e perigos desnecessários.

Fontes:

  1. Jornal O Globo
  2. Jornal da Band

Veja mais notícias sobre Tecnologia:

Exoesqueletos robóticos restauram a possibilidade de andar

Ameca: O robô que assusta pela verossimilhança com humanos

Nanorrobôs limpam a água de metais pesados e pesticidas

Conheça altas tecnologias a favor da biodiversidade brasileira




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...