Sementes de algodão que brotaram na Lua não vingaram!


Nesta semana publicamos a notícia sobre um experimento feito pela missão chinesa Chang’e-4 na Lua, onde eles levaram uma sonda com algumas sementes, das quais apenas a de algodão havia brotado. No entanto, a semente de algodão que germinou na Lua viveu apenas 8 dias.

Porém, de acordo com uma atualização da BBC, esse fato já era esperado pelos cientistas.

A sonda implantada pela missão chinesa Chang’e-4 explorou o lado oculto da Lua, ou seja, aquele que fica de costas para a Terra. O broto de algodão que germinou na Lua, não resistiu à noite lunar, que dura até duas semanas, comparado ao tempo na Terra.

Nesse período, a temperatura chega a cair -170ºC e a sonda chinesa entra em modo de hibernação para poupar energia. Segundo o professor Xie Gengxin, líder do experimento, a equipe já estava ciente de que a planta teria uma vida curta.

Além dos brotos de algodão, a missão chinesa também levou para a Lua sementes de batata, de arabidopsis (parente da mostarda) e ovos de mosca de fruta.

“A expectativa era criar um microecossistema, em que as plantas produziriam oxigênio, necessário para as moscas. Essas por sua vez produziriam dióxido de carbono, necessário para a fotossíntese”.

Durante a noite lunar, o esperado era de que as temperaturas caíssem cerca de -52ºC, fazendo com que os organismos entrassem em estado de congelamento. Com isso, os organismos poderiam se decompor lentamente quando as temperaturas voltassem a subir.

De qualquer forma, o professor Xie Gengxin afirmou que os resultados dos experimentos excederam suas expectativas. Sendo assim, entende-se que essa “morte” da plantinha de algodão que germinou na Lua estava dentro do esperado.

Vamos aguardar novas notícias desse feito inovador e torcer para que tenham sucesso com os outros experimentos para que, futuramente, os astronautas possam cultivar sua própria comida no espaço, reduzindo a necessidade de voltar à Terra para abastecer.

Talvez te interesse ler também:

SEMENTES DE ALGODÃO BROTARAM NA LUA! (NÃO É FAKE NEWS)




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...