Viagens espaciais à vista: Nasa anuncia nova missão à Lua


Muitos jovens, hoje, talvez não tenham noção do frenesi que foi a ida do homem à Lua. Muitos filmes, depois, viriam a retratar esse momento tão marcante do século XX.

Nesta semana, a Nasa – agência espacial estadunidense – completou 60 anos e, para comemorar, anunciou que voltará à Lua para compreender o que é preciso para o homem ocupar Marte.

Para quem não sabe ou não se lembra, a Nasa foi criada depois do lançamento do programa espacial Sputnik pela União Soviética, no contexto da Guerra Fria. Desde então, a agência dos Estados Unidos tem se dedicado à pesquisas planetárias pelo Sistema Solar conseguindo com suas missões incríveis avanços científicos.

Tecnologia

Grande parte da tecnologia que usamos cotidianamente hoje foi desenvolvida pela Nasa, como, por exemplo, as câmeras usadas pelos astronautas para tirar fotos da Terra do espaço são as mesmas dos atuais smartphones.

Outra tecnologia desenvolvida pela Nasa que está presente nas nossas vidas são os maiôs usados por atletas. Essa peça foi pensada para reduzir a pressão e o atrito em condições diferentes das da Terra, tanto na água quanto no ar.

Entendendo o Universo

Pesquisar o Sistema Solar é uma forma de, através do desconhecido, também nos conhecer.

A Nasa tem feito isso investigando planetas vizinhos em diversas missões sobre Marte, Júpiter, Saturno e Plutão. Além desses planetas, a Nasa desenvolve satélites que ajudam a compreender a interconexão entre os sistemas terrestres. A agência também tem ajudado a observar as mudanças climáticas e os seus riscos inerentes.

Missões futuras

Para levar a cabo o seu anúncio, a Nasa vai fazer parcerias comercias e industriais para o lançamento de foguetes, transporte de cargas e tripulação e a construção de infraestrutura na órbita da Terra.

Parece que antes do que podíamos imaginar o espaço estará ocupado. Os filmes de ficção científica vão ser menos ficcionais e mais conectados à nossa realidade.

Talvez te interesse ler também:

TEM ÁGUA NA LUA! PELA PRIMEIRA VEZ HÁ EVIDÊNCIAS DIRETAS DESTE FATO

EM MARTE TEM ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO: UMA SUPER DESCOBERTA!

ENCONTRADAS DUNAS DE AREIA AZUL SOBRE A SUPERFÍCIE DE MARTE




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...