De olho no céu de Abril: Líridas, a chuva de meteoros que acontece este mês


Que tal ver uma chuva de meteoros durante o isolamento social? Não precisa ficar com medo. O fenômeno não apresenta nenhum risco ao planeta Terra.

A chuva de meteoros, na realidade, já está acontecendo desde o dia 14 de abril e vai até o dia 30, podendo ser observada na madrugada do dia 22, como informa a Superinteressante.

Anualmente, nas noites de abril, o céu fica mais colorido. Isso ocorre devido à chuva provocada pelos meteoros Líridas, um fenômeno causado pela poeira do Cometa Thatcher (C/1861 G1) entrando em nossa atmosfera.

Pico no dia 22

No período de pico, que vai acontecer no dia 22, são esperados entre 10 e 20 meteoros por hora, a depender do local. Para observar essa chuva, nenhum equipamento especial é requerido, a não ser disposição para ficar acordado, e preferencialmente em um lugar de zero ou baixa poluição luminosa.

No Brasil, os habitantes das regiões Norte e Nordeste serão os mais favorecidas para observar o fenômeno, já que são previstos até 16 meteoros por hora. Ainda assim, em todas as regiões será possível visualizar os meteoros, contanto que você esteja em um ambiente bem escuro.

Maior visibilidade

Este ano, dois fatores vão favorecer uma melhor observação da chuva de meteoros Líridas: o isolamento social provocado pelo coronavírus, que diminuiu a poluição atmosférica e deixou o céu mais límpido, e a menor intensidade do brilho da Lua, quase em fase nova, facilitando a observação a olho nu.

O melhor horário para ver os meteoros é a partir das 2h da madrugada até um pouco antes do amanhecer.

Talvez te interesse ler também:

5 vídeos espetaculares que mostram as maravilhas do céu sem poluição luminosa

Que foto a NASA tirou no dia do seu aniversário? Descubra com o #Hubble30

O Sol visto de perto: o espetáculo de um supertelescópio




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...