Que tal ver a olho nu 5 planetas alinhados este mês?


Pois é! Um espectáculo tem lugar marcado no céu da Terra. A partir de amanhã, 20 janeiro, e até 20 de fevereiro, poderemos admirar o alinhamento de 5 planetas visíveis a olho nu. Mercúrio, Vênus, Saturno, Marte e Júpiter estarão sobre a mesma linha imaginária.

Um espetáculo raro mas não único. A última vez que um alinhamento do tipo aconteceu foi em 2005. Para assistir ao show não serão necessárias ferramentas especiais, mas será preciso estar em um lugar escuro, longe das fontes de poluição luminosa.

De acordo com Alan Duffy, pesquisador da Swinburne University, em Melbourne, o alinhamento é “essencialmente um capricho” do universo. Todos os planetas se posicionam em uma superfície plana, mas eles têm diferentes ciclos anuais e por isso este é um evento que vale a pena assistir.

O que vamos ver a partir de 20 de janeiro? Mercúrio, Vênus, Saturno, Marte e Júpiter aparecerão nesta ordem, da esquerda para a direita. Jupiter será o primeiro a surgir e depois, sucessivamente, os outros planetas.

Para assistir ao espectáculo é preciso acordar antes do sol nascer.

foto

Depois de fevereiro, em agosto, um outro alinhamento ocorrerá e depois disso, somente em outubro de 2018 o espectáculo se repetirá novamente.

Vale a pena baixar os seguintes apps de astronomia para assistir de camarote: Sky Map, Planetarium e Cosmos

Leia também:

5 VÍDEOS ESPETACULARES QUE MOSTRAM AS MARAVILHAS DO CÉU SEM POLUIÇÃO LUMINOSA

O ESPETÁCULO DOS VAGA-LUMES, OS INSETOS LUMINOSOS QUE DESAFIAM A POLUIÇÃO NA CHINA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...