Em Marte tem água e é salgada


Cientistas da NASA, a agência espacial norte-americana, anunciaram ontem, 28, a descoberta de água salgada e corrente na superfície de Marte.

Imagens do Mars Reconnaissance Orbiter – MRO confirmarem a descoberta e detectaram sinais de minerais hidratados que se parecem com linhas escuras nas encostas de Marte. Tais linhas já haviam sido observadas antes, mas não se sabia do que se tratavam e nem de que que haviam líquido dentro delas.

Agora com as imagens de altíssima resolução do MRO pode-se perceber que as linhas escuras representam depósitos de sal capazes de alterar a temperatura da água, fazendo com que ela fique líquida por um tempo maior e possa fluir apesar das baixas temperaturas. As linhas aparecem em temperaturas acima de 23 ºC e desaparecem nas estações mais frias, são “córregos” sazonais de água salgada que percorrem o planeta vermelho.

Vida em Marte

A presença de água salgada em Marte reacende a esperança de encontrar vida em outros planetas. A própria NASA diz que as condições de vida no planeta vermelho poderiam ser melhores do que as que supomos até agora.

“A presença de vida é muito provável, acredito que possam existir micróbios em algum lugar na crosta de Marte”, disse Alfred McEwen, que acompanha as operações do satélite MRO e ‘autor’ da descoberta.

“Ainda não podemos dizer se existe vida extraterrestre – acrescenta Jim Green, diretor de ciência planetária da NASA – mas seguir a água é crucial. Agora temos uma grande oportunidade de estar em frente aos lugares mais adequados para procurar pelas provas reais”.

Veja que espetáculo:

Fonte e foto: nasa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...