Mulheres indígenas arriscam suas vidas para salvar a Amazônia dos lobbies do petróleo


Mulheres corajosas que arriscam suas vidas para proteger a Floresta Amazônica. São mulheres de diferentes tribos indígenas que lutam há anos contra a extração de petróleo e a preservação de terras ancestrais.

Elas são determinadas e destemidas, apesar das ameaças de morte e dos constrangimentos para deixarem sua aldeia. Denunciam a expansão da fronteira do petróleo na Amazônia, criticam e denunciam a falta de atenção por parte das autoridades e todas as formas de violência em seus corpos, territórios e formas de organização.

Elas lutam pelo “Kawsak Sacha”, que é a Floresta viva que envolve seu território, patrimônio histórico, cultural e identitário. Estão na linha de frente contra o desmatamento da floresta tropical, a destruição, a desertificação, a exploração dos recursos, a poluição por mercúrio e a escravização dos povos indígenas.

Suas histórias são contadas pela Anistia Internacional. Entre as tantas, há a de Patricia Gualinga, uma líder indígena do povo Kichwa, da comunidade Sarayaku, no Equador. Patricia está defendendo seu povo e seu direito de viver em um ambiente livre do impacto severo da indústria petroleira. Certa noite, avistou um homem vindo à sua casa, que atirou pedras nela, dizendo: “Da próxima vez, vamos matá-la!”

Após o ataque, Patricia foi forçada a deixar a própria casa, mas continua sua luta. Há também a história de Nema Grefa, do Equador, de origem Sápara. Nema era a chefe da sua comunidade, mas perdeu seu papel devido à oposição de um grupo de pessoas favoráveis ​​à instalação da indústria petrolífera no território de Sàpara. Ela também recebeu ameaças de morte públicas.

Salomé Aranda, líder das mulheres e das famílias em uma comunidade da província de Pastaza, também foi alvo de agressões. Ela denunciou publicamente os potenciais impactos ambientais da indústria do petróleo no território em que vive, bem como os casos de abuso sexual contra mulheres nativas. Após as agressões, apesar das queixas formais, as investigações não tiveram andamento e ela não recebeu nenhum tipo de proteção.

Margoth Escobar também dedicou sua vida à defesa do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas. No passado, foi agredida fisicamente por policiais enquanto participava de um protesto e de uma greve nacional. Recentemente, foi vítima de incêndio criminoso.

“Essas e outras mulheres na Amazônia estão arriscando suas vidas para proteger a maior floresta tropical do mundo, desafiando os enormes interesses políticos e econômicos de inúmeras indústrias. Por mais de um ano, as autoridades equatorianas falharam em protegê-las ou em identificar seus agressores. Essas mulheres não desistirão, mas precisam de proteção “, diz a Anistia Internacional.

Talvez te interesse ler também:

O MASSACRE QUE NINGUÉM COMENTA: MULHERES SÃO ESCRAVIZADAS E MORTAS NA AMAZÔNIA

LÍDER ÍNDIGENA RAONI CONSEGUE APOIO DA FRANÇA PARA PROTEGER A AMAZÔNIA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...