Yanomami, novas fotos da tribo isolada em risco de extinção


Existem aproximadamente 35.000 Yanomami que vivem nas florestas do norte do Brasil e sul da Venezuela, e alguns deles (cerca de 100 pessoas) vivem completamente isolados, sem contato com pessoas externas à tribo. A Survival International fez fotos aéreas incríveis e pede ajuda para que estes povos não sejam exterminados.

A organização nos lembra sobre a importância de preservar as terras ancestrais destes povos ameaçados pela atuação de garimpeiros ilegais, que levam doenças e violência a estas pessoas extremamente vulneráveis.

O território Yanomami é protegido pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio) mas a falta de recursos financeiros enfrentada pela fundação vem colocando em risco a proteção das terras e os direitos dos indígenas brasileiros. Sem apoio, os Yanomami ficam expostos às ações dos invasores e o território que hoje é uma reserva pode vir a ser desativado.

yanomami 2

“Antes da criação da reserva, os Yanomami estavam sendo dizimados pela violência de estranhos e por doenças como a gripe e o sarampo, às quais eles não tinham resistência, trazidas ao território por garimpeiros ilegais e outros invasores. O território lhes deu a chance de determinar seus próprios futuros e a tribo agora se recuperou em grande parte, após décadas de caos.”

Parte integrante da fantástica e maravilhosa diversidade brasileira, a nossa verdadeira riqueza, os Yanomami têm um conhecimento enorme sobre o uso de ervas e plantas medicinais, técnicas de construção e culinária. O conhecimento milenar e insubstituível destes povos precisa ser preservado.

Leia mais: MEDICINA TRADICIONAL YANOMAMI – MANUAL ON-LINE

Stephen Corry, diretor da Survival, diz:

Essas imagens extraordinárias são uma prova ainda maior da existência de ainda mais tribos isoladas. Eles não são selvagens mas sociedades complexas e contemporâneas cujos direitos devem ser respeitados. É obvio que eles são perfeitamente capazes de viver com êxito sem nenhuma necessidade de noções de forasteiros de “progresso” e “desenvolvimento.” Todas as tribos isoladas enfrentam uma catástrofe, a não ser que suas terras sejam protegidas. Estamos fazendo tudo o que podemos para garanti-las a essas tribos e dar-lhes a oportunidade de determinar seus próprios futuros.”

yanomami 3

yanomami 4

Leia aqui a reportagem completa da Survival e ajude, se puder, a evitar o extermínio desta tribo isolada.

Leia mais sobre os povos da floresta:

COMO SAIR DA CRISE ECONÔMICA? DANDO TERRAS AOS ÍNDIOS, DIZ PESQUISA

AS VOZES SILENCIADAS DAS NAÇÕES INDÍGENAS

TRIBOS ISOLADAS PEDEM SOCORRO

TRIBOS ISOLADAS NA AMAZÔNIA SINALIZAM PARA A BARBÁRIE DO HOMEM




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...