Medicina Tradicional Yanomami – Manual on-line


Kami Yamaki Urihipë, Nossa Terra-Floresta é uma entidade viva, um ser da natureza que nos dá a comida e a cura. O manual de remédios tradicionais yanomamis vêm mostrar um pouco dessa riqueza que é nossa, brasileira.

medicina tradicional yanomami

Na visão do líder Davi Kopenawa Yanomami: “A terra-floresta só pode morrer se for destruída pelos brancos. Então, os riachos sumirão, a terra ficará friável, as árvores secarão e as pedras das montanhas racharão com o calor.

Os espíritos xapiripë, que moram nas serras e ficam brincando na floresta, acabarão fugindo. Seus pais, os xamãs, não poderão mais chamá-los para nos proteger.

A terra-floresta se tornará seca e vazia. Os xamãs não poderão mais deter as fumaças-epidemias e os seres maléficos que nos adoecem. Assim, todos morrerão.”.

davi-kopenawa-yanomami.jpg

Parte do conhecimento deste povo indígena sobre o uso das plantas para a cura está contido neste manual, na exposição online das coleções sobre história natural no Google Arts & Culture.

medicina-tradicional-yanomami.jpg

A curadoria de exposição yanomami é do ISA – Instituto Socioambiental e da Hutukara Associação Yanomami, associação que lançou, em 2015, o livro “Manual dos remédios tradicionais Yanomami” que reúne o resultado de um longo trabalho de jovens pesquisadores Yanomami na recolha de conhecimentos com os mais velhos das diversas aldeias, os pajés (xamãs), as mulheres curandeiras (que nesta etnia são as detentoras dos conhecimentos das ervas).

Este trabalho foi inspirado na pesquisa do antropólogo Bruce Albert e do botânico William Milliken ( URIHI A – A Terra-Floresta Yanomami, livro publicado pelo ISA que você pode comprar on-line aqui) e apresenta um extenso levantamento das plantas medicinais usadas pelos Yanomami para curar diferentes doenças ().

pesquisa.jpg

Alguns trechos deste trabalho

“O sistema de cura Yanomami é baseado na atuação dos xamãs. Eles são como um escudo protetor contra os poderes maléficos oriundos dos humanos e dos não-humanos. São incansáveis guerreiros do invisível, dedicados a proteger a vida dos membros de suas comunidades”.

yanomami.jpg

“Quando alguém na aldeia adoece a aplicação dos remédios extraídos da floresta é feita em conjunto com a ação do xamã. O conhecimento sobre estes remédios era mantido e repassado tradicionalmente pelas mulheres idosas, que os aplicavam em complemento e em acordo com o trabalho de cura dos xamãs”.

yanomami-pesquisa.jpg

“Primeiro os xamãs indicavam as folhas: ‘quando você ver essas folhas penduradas no mato, você vai esfregar o doente com elas, sua febre vai diminuir; quando esfregar o doente com as folhas saima hanaki, esfregue toda a sua cabeça e dê banho nele inteiro, isso!”.

pesquisadoras yanomami

Aqui você poderá fazer o download do Manual de Medicina Yanomami

A exposição online, interativa e bilíngue (português e inglês) está no ar desde a semana passada (seu lançamento ocorreu no 13 de setembro, pelo Google). Este é um trabalho bastante extenso, com inúmeras fotos, vídeos, desenhos, depoimentos em áudio e textos que vale a pena conferir.

Quem são os Yanomami

Os Yanomami são um dos maiores povos indígenas no Brasil. Atualmente são 22 mil pessoas que vivem nos estados do Amazonas e Roraima, no norte do País e nas regiões venezuelanas fronteiriças com o Brasil. sobre os Yanomami

Fonte e fotos:

Leia mais sobre as etnias indígenas latino-americanas:

GUARANI-KAIOWÁ: O MASSACRE QUE SOFRE ESSA ETNIA INDÍGENA BRASILEIRA

MAIS DE 300 ETNIAS, MAIS DE 200 LÍNGUAS: CONHEÇA A RIQUEZA CULTURAL DOS NOSSOS ÍNDIOS

ESTUDO INÉDITO DO IBGE REVELA DIVERSIDADE CULTURAL DOS INDÍGENAS BRASILEIROS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...