A praga do plástico nos lugares mais remotos da Terra: agora no gelo do Ártico


Engana-se quem pensa que o assunto plástico é exagero, pois pesquisadores encontraram essa praga até no gelo do Ártico. Como ela chegou lá? A resposta é… pelo ar! Pois é, o problema é tão grave que até os lugares que eram considerados livres da poluição pelo plástico, sofrem ameaças.

A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas liderada pelos EUA. Eles encontraram minúsculas partículas de plástico ao perfurarem diversas áreas de gelo no Ártico. O objetivo deles era avaliar o impacto das mudanças provocadas pelo homem e, pelo visto, o estrago feito é enorme.

As amostras foram retiradas do Estreito de Lancaster, uma faixa isolada do Ártico canadense e que está bastante comprometida devido ao derretimento do gelo. Eles achavam que essa região ainda estava preservada da poluição por plásticos, mas eles encontraram filamentos e partículas de plásticos nas 18 amostras de gelo retiradas no local.

Um outro grupo de pesquisadores, liderados pela ecóloga marinha Melanie Bergmann, divulgou um outro estudo realizado com amostras colhidas no Ártico, nos Alpes e na Alemanha, no qual eles acreditam que o microplástico pode estar sendo transportado pelo ar. Essa constatação foi confirmada quando sua equipe colheu amostras de neve e elas continham até 14,4 mil partículas de plástico por litro.

Bergmann, afirma que boa parte do plástico encontrado no Ártico pode ter sido transportada pela atmosfera. 

“Uma vez que determinamos que grandes quantidades de microplástico podem ser transportadas pelo ar, isso naturalmente levanta a questão de quanto microplástico estamos inalando.”

Isso prova que falar sobre esse assunto não é exagero, mas sim algo muito urgente que deve ser remediado, uma vez que não temos mais como prevenir o que já está comprovado: o plástico já chegou nos lugares mais remotos da Terra, e está presente no ar que respiramos, na água que bebemos.

Já imaginou viver em um mundo dominado pelo plástico? Precisamos compartilhar essa informação e mudar de vez os nossos hábitos!

Fonte fotoCientistas que coletaram o gelo marinho do Ártico ficaram chocados com a quantidade de plástico de todos os tipos que ele continha – contas, filamentos, nylons

Talvez te interesse ler também:

A SACOLA PLÁSTICA MAIS PROFUNDA DA TERRA, NA FOSSA DAS MARIANAS

OVOS DE AVES NO ALTO ÁRTICO CONTÊM ADITIVOS QUÍMICOS USADOS EM PLÁSTICOS

ILHAS HENDERSON, UM PARAÍSO PERDIDO, INUNDADO POR PLÁSTICO




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...