Em Istambul, o bilhete de metrô se paga com garrafas de plástico!


Um bilhete de metrô em troca da reciclagem de plástico e latas de alumínio: essa é a ideia genial que acaba de chegar da prefeitura de Istambul para incentivar a recuperação de embalagens, recém colocada em prática em uma única estação de metrô.

Nessa semana a cidade turca lançou uma moeda alternativa para quem precisa se locomover de metrô: os recicláveis. O passe de transporte público, o chamado Istanbul Card, pode ser recarregado simplesmente depositando garrafas plásticas ou latas de alumínio na máquina.

A iniciativa visa incentivar a reciclagem na cidade de mais de 15 milhões de habitantes, onde as práticas de reciclagem ainda são escassas.

Uma garrafa de plástico de 330 ml creditará dois centavos turcos, uma de um litro creditará três, uma de 1,5 litros, 9 centavos. Um bilhete custa 2,6 liras turcas, pelo que são necessárias 28 garrafas de um 1,5 litro para obter bilhete. As latas de alumínio valem mais: 9 centavos turcos para uma lata de meio litro.

Além disso, as pessoas que reciclam mais terão benefícios adicionais como descontos para eventos e ingressos ao teatro.

Os primeiros distribuidores foram instalados na estação de metrô İTÜ-Ayazağa, perto do distrito financeiro de Maslak e até o final do ano haverá outros 100 distribuidores em 25 locais diferentes serão colocados, incluindo em escolas e universidades.

A Turquia é o terceiro país na Europa para a produção de resíduos domésticos e comerciais, precedida pela Alemanha e pela França, e está em último na questão da reciclagem (Fonte). De acordo com o Ministério do Meio Ambiente turco, no ano passado e nos primeiros três meses de 2018, metade de todas as garrafas plásticas foram recicladas, além de 1,7 milhão de toneladas de papel e papelão.

Parece um ótimo exemplo! Quem sabe chega por aqui. Compartilhe essa ideia!

Talvez te interesse ler também:

PAPEL SUSTENTÁVEL SEM DERRUBAR ÁRVORES, FEITO DE…COCÔ

EMPRESA BRASILEIRA RECICLA ATÉ FRALDA SUJA E FATURA MILHÕES

BRINQUEDOS RECICLADOS: 10 IDEIAS “FAÇA VOCÊ MESMO”




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...