Quem é o melhor jogador do mundo? Uma forma inteligente de reduzir a bituca nas ruas de Londres


Como reduzir o número de garrafas de plástico, embalagens de comida, gomas de mascar e bitucas de cigarro das ruas mais movimentadas das nossas cidades? Uma ideia realmente criativa vem de Londres, onde a organização Hubbub lançou a campanha #neatstreet para incentivar as pessoas a manterem limpas as ruas pelas quais passam todos os dias.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hubbub, 86% das pessoas acreditam que o abandono de resíduos na rua é uma prática repugnante, mas apenas 15% destas estariam dispostas a dizer isso na cara daqueles que jogam o lixo no chão. O que fazer então para encorajar todos a ter um maior senso de dever cívico? A organização e os seus parceiros estão tentado resolver o problema com uma campanha de conscientização pública verdadeiramente original e não convencional.

foto

O experimento começou em maio na Villiers Street, uma rua movimentada no coração de Londres, que é atravessada diariamente por trabalhadores, estudantes, turistas e cidadãos, e até mesmo por isso, é uma rua muito suja. Além de uma série de cartazes que visam explicar que a rua é um espaço de todos, aqui estão algumas das soluções concebidas pela Hubbub para incentivar as pessoas a melhorarem os seus comportamentos.

Há, por exemplo, a caixa de música que recolhe bitucas de cigarro e lixo e que ”fala“, dá ”boas-vindas” com sons e grunhidos, à cada lixo que vem jogado.

Foram criados sistemas engenhosos que transformam em um jogo e, em alguns casos em uma competição, a coleção de pontas de cigarro e de chicletes que seriam jogadas no chão. A ponta de cigarro pode expressar a opinião do transeunte em uma pesquisa, ou, que tal contribuir com a sua goma de mascar para completar um quadro ou uma escrita?

foto

foto

foto

foto

E as ideias ainda não acabaram aí, existem também divertidos flashmobs em honra dos cidadãos mais virtuosos, com aplausos, medalhas e comemorações.

E quem sabe se de uma abordagem inovadora, criativa, o “bom exemplo” e o assim chamado “reforço positivo”, não prove ser mais eficaz do que milhares de palavras?!

Estamos adorando isso!

foto

Leia também: NA ARGENTINA, CHICLETES SE TRANSFORMAM EM BOTAS, CHINELOS, CAPAS PARA CELULAR E MUITO MAIS

Fonte e fotos: hubbub.org.uk




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...