Menina mexicana cria aquecedor solar e recebe prêmio por sua contribuição à ciência


Xóchitl Guadalupe Cruz López, uma garota mexicana de 9 anos de idade, recebeu o prêmio da UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) por sua contribuição à ciência.

O prêmio faz parte do Reconhecimento ICN à Mulher, criado pelo Instituto de Ciência Nuclear, com o objetivo de reconhecer e homenagear mulheres que colaboram para desenvolvimento e inovações científicas no México.

A razão de Xóchitl Cruz Guadalupe López ter recebido essa premiação foi ela ter inventado um dispositivo movido a energia solar que funciona como aquecedor de água.

Para a confecção desse aquecedor ela utilizou materiais reciclados, como painéis de vidro, garrafas-pet, mangueiras e madeira e, para testar seu invento, ela instalou o aquecedor solar no telhado de sua casa, com o auxílio de se pai.

Essa invenção pode ser uma solução eficaz, sustentável e econômica, principalmente para as pessoas com baixo poder aquisitivo poder desfrutar de água quente em seus lares.

Xochitl fez esse invento para solucionar e facilitar a vida das pessoas de baixa renda que não têm como comprar aquecedores, então, recorrem ao corte de árvores para ter lenha, impactando de forma negativa o meio ambiente, a saúde e aumentado o aquecimento global.

O aquecedor inventado por Xochiti evita esse problema, pois é feito basicamente com materiais recicláveis, formado por duas portas de vidro, garrafas para armazenamento da água e mangueiras para conectar o aparelho ao tanque de água sendo movido a energia solar (fonte renovável), por isso não causa dano à natureza.

Devido à essa contribuição científica e ecológica, essa inventora mirim é a primeira garota mexicana que recebe essa importante premiação.

A menina Xóchitl ainda tem a intenção de criar um aquecedor maior e mais potente feito com painéis solares, e por isso, está buscando apoio e parcerias de universidades e pesquisadores.

Veja, neste vídeo do canal Milênio, a entrevista com Xóchitl Cruz, falando sobre seu invento:

Que bom que as crianças estão contribuindo com seus talentos para valorizar e cuidar do meio ambiente. Isso aquece a chama de nossa esperança por um futuro melhor em nosso planeta!

Talvez te interesse ler também:

PREFEITO DESVIA VERBA DESTINADA AO CARNAVAL PARA INAUGURAR ESCOLA EM COLATINA-ES

VENCENDO PRECONCEITOS, PRIMEIRA PROFESSORA COM DOWN NA ARGENTINA

TRATAMENTO HUMANIZADO: DENTISTA DESENHA PARA PACIENTE ANALFABETA NÃO ERRAR MEDICAMENTO

Fonte foto




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...