Eólica e solar: o futuro da produção energética no Brasil é a energia limpa


A previsão da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é a de que em até 2026, as energias solar e eólica passem a representar 18% da capacidade energética do país.

Os dados foram divulgados durante a 18ª Italian Energy Summit.

O Brasil é o terceiro maior produtor de energia renovável do mundo, depois da China e dos Estados Unidos e, segundo esta Agência, o país deverá investir pesadamente nos próximos anos nas energias eólica e solar.

No último ano, a energia eólica no Brasil aumentou 21%, enquanto a quota solar obteve o impressionante crescimento de 1.700%.

Em até 2026, a previsão é a de um aumento na capacidade de produção energética a partir destas fontes, o que deverá representar até 18% do fluxo total de energia do país.

Exemplo de renovável

Nosso país tem um significado mundial muito representativo do uso da energia renovável. 82% da eletricidade aqui produzida provém de fontes renováveis. Estima-se que em até 2030 a produção de energia limpa, excluindo a energia hidrelétrica, ultrapasse os 23%. Era hora, tendo em vista que a energia hidrelétrica (apesar de renovável, pode gerar grandes danos ambientais na instalação das usinas, como vemos no por exemplo).

Aqui cabe um adendo. Você sabe o que significa energias limpas, renováveis ou alternativas? O termo renovável quer dizer simplesmente que a produção de um bem consegue acompanhar a produção das matérias-primas fundamentais para se produzir este bem. O petróleo por exemplo, não é renovável porque para que a Terra produza petróleo são necessário milhares de anos e nós consumimos este bem em um tempo muito mais rápido do que aquele que a natureza precisa para poder produzi-lo. Já com os termos limpo ou alternativo podemos fazer as contas com os custos gerais da produção de um bem (não basta ser renovável para ser limpo, como vemos no caso das hidrelétricas feitas sem o devido respeito ao ambiente que a circunda).

Menos hidrelétricas

, , de tudo se faz para que continuemos a operar hidrelétricas quando temos tantas outras possibilidades.

Talvez te interesse ler também: POR QUE DEVERÍAMOS ABOLIR AS USINAS HIDRELÉTRICAS?

O Brasil é um país de grandes potenciais para a produção seja de energia eólica (com mais de 500 GW, é superior ao 50% da média mundial, com picos de 70% durante a estação mais ventosa, comparado a 25% em outros países). Já o potencial solar deve aumentar de 0,61% para + 32% (125 GW) em até 2040.

Realmente é preciso investir para podermos desfrutar dos nossos bens naturais e ao mesmo tempo protegê-los.

Sol, vento, água. Energia renovável sim, mas sobretudo energia limpa!

Sobre a Apex

“A Apex-Brasil tem como objetivo a promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior e a atração de investimentos estrangeiros diretos nos setores considerados estratégicos para a economia brasileira. Como parte de sua missão, a agência organiza várias iniciativas para promover a “marca Brasil” no mundo, como missões e reuniões de negócios, apoio a empresas brasileiras na participação em exposições internacionais, organização de visitas específicas a empresas locais compradores e formadores de opinião estrangeiros, projetos ad hoc com o objetivo de fortalecer a presença comercial do Brasil no exterior”.

Talvez te interesse ler também:

ENERGIA SOLAR EM GRANDE EXPANSÃO NO NOSSO PAÍS TROPICAL (10 X MAIS EM 1 UM ANO)

EM VEZ DE ASFALTO, PAINÉIS SOLARES: FRANÇA INAUGURA SUA PRIMEIRA ESTRADA SOLAR

PEDALANDO 1 HORA SE OBTÉM ENERGIA EM CASA POR 24 HORAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...