O banheiro universitário que tranforma o xixi em energia


Um banheiro onde o xixi se transforma em eletricidade. A instalação se chama #PeePower e está convertendo urina em energia limpa em um campus universitário no Reino Unido, para conseguir mais pra frente, com a ajuda da Oxfam, iluminar os campos dos refugiados internacionais, lugares escuros e perigosos, sobretudo para as mulheres.

Enquanto isso, alunos e funcionários da University of the West of England, em Bristol, irá testar este protótipo revolucionário. O xixi alimenta as células combustíveis microbianas (CCM) que irá gerar a eletricidade a ser usada na iluminação de interiores.

O banheiro no campus da universidade é parecido com os sanitários da Oxfam utilizados nos campos de refugiados, para tornar o processo o mais realista possível. A tecnologia que converte a urina em energia está abaixo do mictório e podem ser vista através de um painel transparente.

Peepower no Tweeter

A equipe de pesquisa é liderada pelo professor Ioannis Ieropoulos, que explica: “Nós já mostramos que esta forma de geração de energia funciona. O trabalho do BioEnergy Centre em Bristol foi notícia nos jornais em 2013, quando a nossa equipe demonstrou que a eletricidade gerada por células combustíveis microbianas poderia alimentar um telefone celular. Este entusiasmante projeto com a Oxfam, poderia ter um enorme impacto nos campos de refugiados.”

Peepower

Peepower interno

Peepower detalhe

Esta tecnologia green evita o uso de combustíveis fósseis e reutiliza um produto residual como o xixi, sempre presente e em abundância. Considerando-se que no mundo de hoje entre as pessoas e os animais são produzidos cerca de 38 bilhões de litros de urina por dia, a energia é garantida e acima de tudo, é praticamente ilimitada. O potencial é enorme.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...