França proclama a Declaração dos Direitos das Árvores


As árvores também têm direitos na França! Contra os maus-tratos e pela preservação das árvores, a Declaração dos Direitos das Árvores foi proclamada no Parlamento francês. Um documento histórico apresentado pelos ativistas da associação ambientalistas ARBRES, que desejam tornar-se universais e abrir caminho para uma nova legislação capaz de reconhecer a árvore como um ser vivo.

Oxigênio, água, regulação da atmosfera, compensação de emissões de CO2, fertilidade do solo, animais, plantas e insetos: o universo das árvores é único e indispensável que devemos proteger. Mas todos os dias somos obrigados a lidar com a imensa redução do patrimônio florestal do planeta.

“A árvore é um ser vivo fixo que, em proporções comparáveis, ocupa dois ambientes distintos, a atmosfera e o solo. Raízes se desenvolvem no solo, que captam água e minerais. A coroa cresce na atmosfera, que captura dióxido de carbono e energia solar. Por este motivo, a árvore desempenha um papel fundamental no equilíbrio ecológico do planeta”.

Este é o primeiro artigo da Declaração dos Direitos das Árvores, que representa um marco em defesa destes monumentos milenares, lendários e majestosos, preciosos para as nossas vidas, e contra o desaparecimento das florestas em todos os cantos do globo.

declaracao direito arvores

A Declaração dos Direitos das Árvores

“Este texto visa mudar o olhar e o comportamento dos homens, conscientizando-os sobre o importante papel que as árvores desempenham na vida cotidiana e no futuro, abrindo caminho para mudanças legislativas rápidas em nível nacional”.

E, de fato, nos cinco artigos que compõem a Declaração, faz-se um apelo ao bom senso humano porque já não é mais possível viver sem considerar o ciclo de vida das árvores, o equilíbrio ecológico e a biodiversidade que dele dependem.

Como? Observando que uma árvore tem pleno direito à sua integridade física (galhos, tronco e folhagem) e subterrânea (raízes). A alteração desses órgãos enfraquece-a seriamente, assim como o uso de pesticidas e outras substâncias tóxicas.

A Declaração também apela à proteção das árvores monumentais. Algumas árvores consideradas notáveis ​​por suas idades, aparência ou por suas histórias, merecem atenção especial constituindo um patrimônio bio-cultural comum.

Um documento, em suma, que pode ser útil em todos os países para apontar a necessidade de definir as áreas de conservação do patrimônio paisagístico, beneficiando-se de uma maior proteção para todos os tipos de arbustos.

declaracao direitos arvore 2

O documentário

Por ocasião da proclamação da Declaração e para celebrar a natureza extraordinária das árvores, um documentário sobre as mais belas, mais antigas e surpreendentes árvores da França foi apresentado à Assembléia Nacional Francesa.

“Les Arbres remarquables”, “As árvores extraordinárias”, é o título do curta-metragem assinado por Axel Leclercq, uma viagem pelos mais belos arbustos da terra francesa, uma herança a ser compartilhada em uma excursão realmente sugestiva (trailer).

O objetivo? Trazer o público para a descoberta de um patrimônio desconhecido e convidar as autoridades a tomar medidas que irão protegê-lo permanentemente.

Parabéns à França!

Talvez te interesse ler também:

MESMO SEM AS DUAS PERNAS, CHINÊS DE 70 ANOS PLANTOU MAIS DE 17 MIL ÁRVORES

QUANTAS ÁRVORES VOCÊ PRECISA PLANTAR PARA COMPENSAR SEUS DANOS AO PLANETA?

10 LIÇÕES DE VIDA QUE PODEMOS APRENDER COM AS ÁRVORES




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...