Biodiversidade – o que é e por que é importante?


Certamente você já ouviu a expressão biodiversidade. Parece até que ela anda na moda, já que é comum encontrá-la na fala de tantas pessoas. Mas você realmente sabe o que significa biodiversidade e como reconhecê-la?

O que é Biodiversidade?

Biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade do mundo natural, isto é, a diversidade de formas de vidas encontradas na natureza. Segundo a , é preciso entendê-la considerando dois eixos: todas as formas de vida (incluindo os genes de cada indivíduo) e as inter-relações (ou ecossistemas), isto é, como a existência de cada indivíduo afeta os demais.

A biodiversidade está presente em todos cantos do mundo, mesmo em áreas desérticas e inóspitas. É fácil entender como ela se manifesta em qualquer lugar. Vamos voltar às aulas de Biologia para nos ajudar melhor na compreensão das formas pelas quais a biodiversidade se manifesta? A biodiversidade é classificada em cinco grandes reinos, de acordo com o Infoescola:

  • Monera (seres unicelulares, como as bactérias);
  • Protista (protozoários e algas unicelulares);
  • Fungi (vulgo fungos);
  • Animalia (seres pluricelulares aquáticos e terrestres classificados comumente como vertebrados e invertebrados); e
  • Plantae (plantas e algas pluricelulares).

O Dia Internacional da Biodiversidade

Devido à importância da biodiversidade para a preservação de todas as espécies de vida do planeta Terra, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica estabeleceu o dia 22 de maio para celebrar a biodiversidade e alertar sobre a necessidade de defendê-la.

Isso porque em todas as regiões do mundo a biodiversidade vem diminuindo em níveis alarmantes. Essa perda agrava outras agendas como a mudança climática, a segurança da água, a segurança alimentar e a saúde pública.

A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão urbana e industrial, entre outros fatores, têm levado muitas espécies vegetais e animais à extinção.

É fundamental, portanto, fazermos tudo o que pudermos para impedir que a natureza seja destruída.

A Biodiversidade dos Animais

É difícil quantificar exatamente quantas espécies animais e vegetais existem no mundo. Mas as estimativas variam entre 10 e 50 milhões, embora os cientistas, até o momento, tenham conseguido classificar apenas 1,5 milhão de espécies.

Um estudo publicado na revista científica PLoS Biology estima que existam no mundo cerca de 8,7 milhões de espécies de seres vivos, sendo que 1,2 milhão já foi formalmente descrita.

Essa discrepância numérica só reafirma a necessidade de preservarmos a biodiversidade, ao mesmo tempo em que devemos buscar conhecê-la. A ciência, a cada dia, vem descobrindo mais e mais novas espécies, o que vem contribuindo, por exemplo, em pesquisas para a cura de várias doenças.

A Biodiversidade das Plantas

O Reino Plantae é formado por plantas, seres pluricelulares e eucariontes. Como explica o blog Biologia Plantas, as plantas são autotróficas, ou seja, elas são capazes de produzir o seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Outra característica importante desses seres é terem amido como reserva energética. Por meio da luz, elas produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm do alimento, e liberam o gás oxigênio. Ou seja, as plantas são fundamentais para a vida de outras espécies.

Estima-se que, há cerca de 500 milhões de anos, as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre, o que lhes propiciou certas vantagens como: maior facilidade na captação da luz, já que ela não chega às grandes profundidades da água, e facilidade da troca de gases, devido à maior concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera.

O Brasil é considerado o país da “megadiversidade”, já que aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. A Amazônia, por exemplo, é reconhecida pela comunidade científica pelo potencial terapêutico de suas plantas, embora se saiba pouco sobre elas.

Leia também: WELWITSCHIA, A PLANTA QUE PODE VIVER ATÉ 2.000 ANOS!

A Biodiversidade no Brasil

Uma ampla biodiversidade é propiciada pelo clima. Logo, países como o Brasil, que têm florestas tropicais úmidas, reúnem uma quantidade maior de seres vivos. Outros países com tais características são Colômbia, Indonésia, Malásia e Peru.

O Brasil contém 20% de todas as espécies animais do planeta devido à sua expansão territorial e à sua diversidade climática (trópico úmido no Norte, o semiárido no Nordeste e áreas temperadas no Sul), fatores que favorecem a existência de variedades de espécies.

O país abriga a maior planície inundável, o Pantanal, e a maior floresta tropical úmida do mundo, a Amazônia. Além disso, tem-se o Cerrado, a Caatinga de florestas semi-áridas, os campos dos Pampas e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Sem falar na sua costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos, conforme explica o site do Ministério do Meio Ambiente.

Essa diversidade de biomas brasileiros reflete a riqueza da flora e da fauna brasileiras, e, por isso, o Brasil guarda a maior biodiversidade do planeta.

Leia também: DESCOBERTA A MAIOR RESERVA MARINHA DO ATLÂNTICO NO BRASIL

A preservação da biodiversidade brasileira passa pela necessidade de mais pesquisas sobre ela, a fim de aproveitar o potencial de seus recursos de forma sustentável e com vistas ao desenvolvimento social, e não apenas econômico.

A importância da Biodiversidade

Como dissemos, a biodiversidade é de suma importância para a preservação de toda a Vida na Terra. A fragilidade ou perda da biodiversidade acarreta consequências graves a todos pois promove ou agrava: a mudança climática, a segurança da água, do solo, a segurança alimentar e a nossa saúde.

Se nós quisermos continuar celebrando a Vida na Terra, incluindo a nossa própria, é mais do que necessário começarmos a pensar em como podemos atuar no mundo para preservar a biodiversidade.

TODA E QUALQUER FORMA DE VIDA TEM SUA IMPORTÂNCIA E VALOR DENTRO DO CONCEITO DA BIODIVERSIDADE.

Nossas vidas estão ligadas umas às outras, cada espécie e cada singular ser vivo deve ser respeitado e preservado.

Viva a Vida! Viva a Biodiversidade!

Sobre este tema, talvez te interesse saber:

O SEGREDO DA ORIGEM DA VIDA NA TERRA NOS MICRÓBIOS DE YELLOWSTONE

VIDA NA TERRA EM GRANDÍSSIMO PERIGO, ALERTAM 500 CIENTISTAS

ESTE LAGOSTIM SE CLONA SOZINHO E PODE NOS AJUDAR A COMBATER O CÂNCER




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...