Brasileiro cria ‘ração’ para garantir a sobrevivência das abelhas (e elas, pelo visto, adoraram)


Não é à toa que as abelhas são consideradas os seres vivos mais importantes do planeta. Embora alguns países ainda insistam em optar pelo uso de pesticidas que ameaçam sua sobrevivência, elas desempenham um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas da Terra. Consciente disso – e pensando, também, em uma maneira de tornar a produção de mel regional mais eficiente – o zootecnista Antônio Abreu, professor do Instituto Federal de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, desenvolveu uma ração para que as abelhas não abandonem as colmeias no período de estiagem na região.

Os produtores apícolas costumam ver os enxames desaparecerem de suas colmeias nos meses em que condições climáticas não são favoráveis para que elas encontrem alimento: durante a estiagem, no Nordeste, ou nos meses mais frios, nas regiões Sul e Sudeste. As rações artificiais vêm sendo pesquisadas e testadas com o objetivo de garantir a sobrevivência desses polinizadores, bem como de evitar a dispersão dos enxames. Mas, aparentemente, nenhuma receita, até então, tinha sido tão eficaz.

“Muitas vezes o apicultor não consegue fazer uma ração porque ou ele não encontra os ingredientes ou eles são muito caros”, explicou Abreu ao Globo Rural, que veiculou uma reportagem sobre o assunto na edição deste domingo (11).

O zootecnista criou colmeias em laboratório e testou diferentes ingredientes até chegar a uma massa, apelidada de “bife”, composta por albumina, extrato de soja, essência de baunilha e xarope de açúcar. A receita caiu no gosto das abelhas: os produtores que a testaram comemoraram a permanência do enxame, que, mesmo com o uso de outras rações, era reduzido à metade nos meses de estiagem.

Outra vantagem do “bife” é o custo baixo: o valor total da alimentação artificial, para cobrir os 8 meses de estiagem, é de 12 reais por colmeia. Além disso, os ingredientes podem ser encontrados facilmente, em farmácias ou casas de suplementos alimentares.

A receita do “bife” para a sobrevivência das abelhas

Como fazer? (porção para uma semana)

  • 20g de albumina
  • 100g de extrato de soja
  • 15 gotas de essência de baunilha
  • 100 ml de xarope de açúcar (deve ser feito na proporção de dois para um, ou seja, 2 kg de açúcar para 1 litro de água).

Misturar os ingredientes até que a massa fique firme, desgrudando da mão. Recomenda-se levar a massa ao apiário embrulhada em papel alumínio e colocá-la sobre os quadros da colmeia.

Veja o vídeo com a reportagem do Globo Rural:

Talvez te interesse ler também:

SOMENTE NOS ÚLTIMOS 3 MESES, AGROTÓXICOS MATARAM CERCA DE 500 MILHÕES DE ABELHAS NO BRASIL

MELIPONICULTURA: CRIAÇÃO DE ABELHAS SEM FERRÃO QUE GERA RENDA ÀS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO AMAZONAS

ABELHAS, COMPOSTEIRAS, PANCS E LIXO-ZERO, O RESTAURANTE BRASILEIRO QUE DÁ EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...