A abelha é o ser vivo mais importante da Terra (mas talvez não tenhamos percebido)


As abelhas são os seres vivos mais importante do planeta, e desta vez há uma declaração oficial do Earthwatch Institute, que, na última reunião da Royal Geographical Society de Londres, trovejou essa realidade que talvez tenhamos esquecido, talvez seja conveniente esquecer. De fato, as abelhas são uma espécie em extinção e o homem é co-responsável por isso.

Estudos recentes mostram um declínio dramático no número de abelhas: quase 90% da população desapareceu nos últimos anos. Certamente também existem causas naturais, como predadores e vírus cíclicos que infelizmente (ou felizmente) fazem parte do grande “jogo da natureza”.

Mas há também outros fatores pesados, como o uso descontrolado de pesticidas, o desmatamento e a falta de flores, todas as causas humanas. Portanto, estamos nos autodestruindo e não parece haver uma inversão de direção (nos Estados Unidos, o uso do sulfoxaflor, um poderoso inseticida tóxico para esses maravilhosos insetos, foi recentemente aprovado).

Somos pouco inteligentes, míopes, mal atentos ao futuro? Os dados falam por si: 70% da agricultura mundial depende exclusivamente das abelhas. As plantas não podem se reproduzir sozinhas: elas precisam de um “sistema de transporte”, que a natureza delegou às abelhas (junto com os zangões e com a contribuição, embora menos importante, de outros insetos como as vespas). E sem a reprodução das plantas, a fauna logo morrerá e, portanto, nós também. Não é uma sentença apocalíptica: é a realidade.

Além disso, um estudo realizado pelo Centro de Apicultura Empresarial da Universidade Mayor (CeapiMayor) e pela Corporação Apícola do Chile (Cach), com o apoio da Fundação para a Inovação Agrária (FIA), concluiu que as abelhas são os únicos seres vivos que não carregam nenhum tipo de agente patógeno.

Precisamos agir rapidamente e, para isso, ainda temos algumas soluções. Em primeiro lugar, a interrupção imediata do uso de substâncias nocivas para elas, promovendo soluções agrícolas mais sustentáveis ​​e monitorando cuidadosamente sua saúde e bem-estar.

Há ventos soprando nessa direção: a França, por exemplo, baniu todos os 5 pesticidas responsáveis ​​pela morte das abelhas. Pouco antes, União Europeia havia proibido algumas dessas substâncias, mesmo que apenas três e somente em campo aberto.

“Se as abelhas desaparecessem, os humanos teriam quatro anos de vida”, teria dito Einstein.

Muitos aforismos famosos são atribuídos ao famoso físico e não há certeza em relação à autoria de muitos deles.  Mas isso, quer Einstein tenha dito ou não, é um aviso que não devemos esquecer, mesmo que tenhamos sido terrivelmente egoístas.

Talvez te interesse ler também:

PENSANDO NAS ABELHAS, HOLANDA COBRE CENTENAS DE PARADAS DE ÔNIBUS COM PLANTAS

CORREDOR PARA ABELHAS: LONDRES PLANTA UMA VERDADEIRA ESTRADA DE 11 KM DE FLORES

O CÉLEBRE ATOR MORGAN FREEMAN TRANSFORMOU SUA FAZENDA EM UM SANTUÁRIO DE ABELHAS!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...