Centopeia, não a mate! Veja por que ela é útil em casa


Por que deveríamos preservar a vida desse artrópode conhecido como centopeia ou lacraia? Você irá se surpreender como essa criatura que várias pessoas temem ou têm nojo, proporciona benefícios ao ambiente no qual vivemos.

A centopeia enriquece o solo do jardim, contribuindo para o crescimento das plantas, e controla a infestação de insetos, como as baratas por exemplo.

No Japão, a centopeia é criada como animal de estimação e o nome dado à ela é Geji-Geji. Saiba mais sobre a centopeia com as informações a seguir.

Informações Científicas

No Brasil, a centopeia é popularmente chamada de lacraia. Trata-se de um animal muito comum de ser encontrado em casas, locais ou ambientes com elevada umidade interna.

A centopeia caseira, cujo nome cientifico é Scutigera coleoptrata, é uma espécie de artrópode pertencente à classe Chilopoda.

Sua classificação científica é:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Arthropoda
  • Classe: Chilopoda
  • Ordem: Scutigeromorpha
  • Família: Scutigeridae
  • Gênero: Scutigera

Descrição e Características

Esse tipo de centopeia possui coloração amarronzada e pode ter até 15 pares de pernas.

É uma espécie é insectívora, alimenta-se de insetos, aracnídeos e de outros artrópodes.

Vive de forma nativa na Região Mediterrânea, mas com o tempo tornou-se uma criatura sinantrópica, vivendo geralmente em habitats humanos.

A centopeia caseira nasce como uma larva pálida com oito patas e, conforme se desenvolve, surgem novos pares de patas.

As patas posteriores permitem que a centopeia se movimente com velocidade, enquanto as dianteiras a direcionam na caminhada.

O último par de patas da centopeia são mantidos em suspenso, e têm função semelhante às antenas. Cada pata termina em um fim muito segmentado e flexível, como se fosse uma corda, para agarrar sua presa.

As glândulas de veneno são localizadas no primeiro par de patas, junto à sua cabeça. Trata-se de um par de maxilípedes (patas-maxilas que auxiliam na alimentação) chamadas de forcípulas.

A centopeia usa as forcípulas que são peçonhentas para apreender insetos dos quais se alimenta.

Estas forcípulas também são usadas para a centopeia segurar os próprios membros, enquanto faz a limpeza deles.

Razões para deixar a centopeia viver no ambiente doméstico

Se você vir uma centopeia, ou lacraia, como também é conhecida, preserve a sua vida, pois ela será útil ao equilíbrio do ambiente.

A centopeia vive de três a sete anos, preferindo locais fechados, pouco arejados, úmidos e frios, como por exemplo adegas, banheiros, lavanderias ou rachaduras nas paredes e muros.

A espécie Scutigera coleoptrata se alimenta de vários insetos como formigas, mosquitos, percevejos, cupins e baratas. Por isso, ela impede o descontrole populacional em um ambiente, impedindo que haja uma infestação dessas espécies de insetos.

Como impedir a entrada da centopeia em ambientes onde dormem crianças e animais

Caso haja focos de umidade em seu lar, isto pode atrair várias centopeias e, se for um local onde dormem crianças e animais, você pode evitar a entrada e a permanência desses animais mantendo o ambiente seco e limpo, além de tampar buracos, frestas e rachaduras nas paredes, soleiras, rodapés, limpando também atrás dos móveis e armários.

Algumas formas naturais de repelir centopeias em determinado ambiente é polvilhar um pouco de pimenta caiena ou cravo e café em pó no local desejado. Assim, a lacraia irá passar longe!

Cada ser tem o seu papel na Natureza e no ambiente

De todas essas informações, pode-se concluir que, se não fosse a centopeia, a casa e o ambiente estariam super povoados de uma enorme variedade de insetos indesejados. Graças à centopeia, isto não acontece.

Na natureza, tudo tem seu equilibrio. Por isso, se vir uma centopeia, preserve-a, pois, ela também tem o seu propósito dentro de um ecossistema.

Talvez te interesse ler também:

AS PICADAS DE INSETOS MAIS COMUNS – EM FOTOS PARA VOCÊ RECONHECÊ-LAS

QUEIMADA GRANDE É A 2ª ILHA COM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE SERPENTES DA TERRA, CHEIA DE JARARACAS SUPERVENENOSAS!

É PRECISO SALVAR TODOS OS INSETOS PARA SALVAR A EXISTÊNCIA HUMANA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 6 comentários

  1. Maria Carmo
    Publicado em 24/05/2022 às 9:07 am [+]

    Foi importante aprender é sempre bom.


  2. Daia Florios
    Publicado em 24/05/2022 às 9:57 am [+]

    Vivendo e aprendendo <3


  3. Edgard Bessa
    Publicado em 26/06/2022 às 5:31 pm [+]

    Centopeia não é inseto. Insetos tem apenas 6 pernas.


  4. Daia Florios
    Publicado em 27/06/2022 às 3:37 pm [+]

    Muito obrigada por assinalar o erro. Corrigimos! <3


  5. Joel
    Publicado em 14/08/2022 às 11:24 am [+]

    Acabei de ver um centopéia em cima do meu futon simplesmente joguei veneno nela se eu não gosto de inseto não sou obrigado a ter em casa ainda mas no meu futon, talvez ela tá a procurando barata aqui porque tem bastante mas eu semprw limpo para não aparecer esses tipos de insetos


  6. Bruno
    Publicado em 05/04/2024 às 6:13 pm [+]

    SE É VENENOSO(PEÇONHENTO); MATO,NÃO VOU
    POR A VIDA DE MINHA FAMÍLIA EM RISCO.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...