Urso-polar é encontrado em centro industrial na Sibéria


Ferida, doente, cansada e faminta: esse era o estado da fêmea de urso-polar encontrada, na última terça-feira, vagando pelas ruas de Norilsk, uma cidade industrial localizada no norte da Sibéria, na Rússia. Moradores da região registraram imagens do animal em busca de alimento, farejando o lixo da cidade, com os pés sujos de lama.

É a primeira vez em quarenta anos que um urso polar é visto na região. As condições que levaram ao afastamento do habitat natural, distante dali centenas de quilômetros, ainda não são claras. Para Oleg Krashevsky, um especialista local em vida selvagem, que se aproximou da ursa para filmá-lo, ela pode ter simplesmente se perdido, uma vez que seus olhos estavam lacrimejantes e claramente não enxergava bem.

No entanto, a crise climática tem afetado diretamente os ursos polares que, com o derretimento acelerado de áreas glaciais e seu habitat reduzido, são forçados a buscar alimento em regiões habitadas. O jornal britânico The Guardian divulgou imagens de uma ilha no norte da Rússia, registradas no início deste ano, quando dezenas de ursos polares famintos tomaram conta do local à procura de comida, entrando em prédios públicos e residências.

Segundo os funcionários dos órgãos ambientais russos, a fêmea está em observação e sob a vigilância da polícia e de serviços de emergência, responsáveis por garantir a segurança tanto da ursa quanto dos moradores. A expectativa é que os especialistas em vida selvagem do estado cheguem a Norilsk ainda nesta quarta-feira para avaliar as condições do animal.

Talvez te interesse ler também:

URSO-POLAR EXAUSTO DE VIAJAR EM BUSCA DE COMIDA, ENCONTRADO EM VILAREJO NA RÚSSIA

DIA INTERNACIONAL DO URSO-POLAR: DENTRO DE 35 ANOS, 30% DOS URSOS-POLARES PODEM DESAPARECER

A TERRÍVEL FOTO DO URSO-POLAR OBRIGADO A BUSCAR COMIDA NO LIXO




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...