Pesquisa brasileira inédita faz grande avanço para por fim aos testes em animais


Mais um avanço na jornada pelo fim dos testes em animais no Brasil! Cientistas brasileiros estão progredindo nas pesquisas e descobertas para o fim do uso de animais em testes de medicamentos.

Este fato é crucial para a vida de milhares de animais que são usados como cobaias de laboratório!

Embora ainda levará um tempo para que o fim definitivo dos testes em animais para medicamentos aconteça, gradativamente tem ocorrido ações para essa realização. Assim como foi, e tem sido, com os testes em animais para cosméticos, que são proibidos em diversos países, incluindo todas as nações da União Europeia.

Antes pouco se falava sobre o fim dos testes em animais para medicamentos, mas, agora, com as pesquisas e descobertas voltadas para isso, a substituição de cobaias animais por outros métodos já é possível!

A Pesquisa

No Brasil, pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) de Campinas, interior de São Paulo, conseguiram esse feito, utilizando mini-órgãos artificiais criados em laboratório, a partir de células humanas.

Eles conseguiram nestes tecidos testar o medicamento paracetamol e perceberam que os órgãos criados em laboratório reagem de forma bem semelhante ao organismo humano, até os efeitos colaterais do paracetamol foram constatados nos mini-órgãos!

De acordo com os cientistas, envolvidos na pesquisa, essa alternativa de testes laboratoriais pode reduzir a utilização de animais em testes para medicamentos, nos próximos anos, caminhando para o fim dessa prática cruel.

Os cientistas ainda afirmam que esse método de órgãos em miniatura produzidos em laboratório é muito mais barato, econômico e mais eficaz do que o método atual, que usa animais.

Assista este vídeo publicado pelo canal Vista-se sobre a cobertura jornalistica da EPTV, rede de TV em Campinas afiliada da Rede Globo, sobre essa esta notícia promissora para a vida animal!

Unamos nossa torcida, pensamentos positivos e ações para que a previsão de 3 ou 4 décadas, dada pelos cientistas de Campinas para o fim dos testes em animais, se acelere e aconteça logo!

Afinal os animais sentem e não merecem sofrer!

Talvez te interesse ler também:

BRASILEIRA VENCE PRÊMIO INTERNACIONAL POR PROJETO PARA DIMINUIR O NÚMERO DE ANIMAIS ATROPELADOS

AS NOVE ARANHAS MAIS EXUBERANTES DO MUNDO

BOLÍVIA JÁ PROIBIU O USO DE PELES E PLUMAS NO CARNAVAL. VEJA COMO APOIAR O MESMO NO BRASIL




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...