Baleia encalhada na Indonésia com 115 copos de plástico e 2 chinelos no estômago


115 copos descartáveis ​​e outras coisas para um total de quase 6 quilos de plástico. O paradoxo da civilização moderna não para, e mais uma vez os animais marinhos estão no meio: agora, a carcaça em decomposição de uma baleia de 9,5 metros foi encontrada perto do parque natural de Wakatobi, na província de Sulawesi com um pouco “de tudo” dentro do seu estômago.

Aconteceu na Indonésia, um dos países mais poluidores do mundo, onde equipes de resgate intervieram depois de receberem um relatório de ambientalistas de que moradores locais tinham circundado a baleia morta para abatê-la.

A baleia encontrada na Indonésia é apenas a última de uma longa lista do que vê tristemente acontecer com os animais marinhos ao redor do mundo. Recordando somente os casos mais recendentes: o das baleias mortas por causa do plástico no sudeste da Espanha, na Malásia, tartaruga encontrada no Estreito de Messina com plástico no estômago, mas salvada graças ao trabalho de uma ONG para proteção das tartarugas marinhas.

O que aconteceu agora na Indonésia é uma realidade horrível: 5,9 kg de resíduos plásticos no estômago do animal, incluindo 115 copos plásticos, quatro garrafas plásticas, 25 sacolas plásticas, dois pares de chinelos, muito nylon e mais de 1.000 peças diferentes de plástico.

baleia indonesia 2

“Embora não tenhamos sido capazes de deduzir a causa da morte, os fatos que vemos são realmente terríveis”, disse Dwi Suprapti, coordenador de conservação de espécies marinhas na WWF Indonésia, argumentando que não era possível determinar se o plástico tinha causado a morte da baleia devido ao estado avançado de decomposição do animal.

Mas há pouco a ser contornado: a Indonésia, um arquipélago de 260 milhões de habitantes, é o segundo país mais poluído do mundo por materiais plásticos depois da China, com uma produção de 3,2 milhões de toneladas de resíduos plásticos, dos quais, 1,29 todos os anos acabam indo parar no oceano.

baleia indonesia 3

baleia indonesia 4

Luhut Binsar Pandjaitan, ministro coordenador de assuntos marítimos da Indonésia, disse que a descoberta da baleia deve aumentar a conscientização pública sobre a necessidade de reduzir o uso de plásticos e estimular o governo a adotar medidas mais rigorosas para proteger o oceano.

“Estou tão triste por ver isso”, diz Pandjaitan. É possível que muitos outros animais marinhos também estejam contaminados com resíduos de plástico e isso é muito perigoso para as nossas vidas”.

Por outro lado, parece que o governo está começando a se movimentar para reduzir o uso de plásticos, inclusive pedindo que as lojas não forneçam sacolas plásticas para os clientes e que ensinem o problema já nas escolas para atingir o objetivo de reduzir o uso de 70% de plástico até 2025.

Uma grande ambição, é claro, mas que só pode ser colocada em prática se as pessoas começarem a entender que o lixo plástico é um inimigo comum e, principalmente ensinar às crianças sobre esse problema. Elas serão as mais prejudicadas no futuro.

A questão que se coloca é pra ontem. É de uma gravidade sem medidas. Chega de plástico!

Talvez te interesse ler também:

MICROPLÁSTICO POR TODO LUGAR, INCLUSIVE NAS FEZES HUMANAS

ESTE SUPERMERCADO TEM UM DEPARTAMENTO TOTALMENTE SEM PLÁSTICO. O PRIMEIRO DO REINO UNIDO

PROIBIDO PLÁSTICO DESCARTÁVEL NA UNIÃO EUROPEIA A PARTIR DE 2021: A LISTA DOS PRODUTOS BANIDOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...