Onde estão os 10 maiores insetos do mundo?


Tem gente que morre de medo de inseto, não é mesmo? Imagine, então, insetos gigantes! Embora raros, eles existem. Vamos conhecer os 10 maiores insetos do mundo.

1. Big Bugs

Os maiores insetos que já viveram foram semelhantes a libélulas da ordem Protodonata. Eles tinham uma envergadura de cerca de 2,5 pés de comprimento e enormes mandíbulas, tornando-os predadores formidáveis.

Felizmente, eles foram extintos há muito tempo no final da Era Paleozóica.

2. Besouro Titan

besouro-titan

A Floresta Amazônica é o lar de muitos besouros grandes, mas nenhum deles se compara em comprimento com o Titan, Titanus giganteus. O besouro Titan é o maior besouro conhecido na floresta tropical da Amazônia e uma das maiores espécies de insetos no mundo.

Eles podem crescer até 6 1/2 polegadas de comprimento, de acordo com o Smithsonian.

Este inseto gigantesco tem mandíbulas que podem facilmente encaixar um lápis ao meio e supostamente eles podem rasgar a carne humana também.

Acredite ou não, esse besouro é realmente uma atração para os turistas aventureiros e muitas agências de ecoturismo na América do Sul anunciam fotos deles em seus panfletos.

Como muitos besouros, o besouro Titan pode emitir um som de assobio alto quando é ameaçado.

3. Giant stick insects

giant stick insects

Os insetos mais longas do planeta são insetos de vara, que evoluíram de uma forma bizarra para se esconder dos predadores entre os galhos, ramos e folhagens. São geralmente noturnos, ficam imóveis, escondidos sob as plantas durante o dia.

A bengala gigante do sudeste da Ásia é a variedade mais longa, crescendo aproximadamente 2 pés de comprimento. Algumas espécies podem produzir um spray defensivo com cheiro e alguns se fingem de mortos ou até mesmo lançam um membro para escapar do alcance de predadores, relata National Geographic. Mas esses insetos são na sua maioria inofensivos e frequentemente mantidos como animais de estimação.

4. Weta gigante

weta gigante

Endémico da Nova Zelândia, as Wetas gigantes são enormes insetos que podem pesar mais de 70 gramas (cerca de 2,5 onças), estando entre os insetos mais pesados do mundo (eles podem pesar mais do que um pardal). Eles são muito pesados para voar.

O seu nome vem da palavra maori “wetapunga”, que significa “Deus das coisas feias.” Ele ganhou o apelido por causa de sua aparência assustadora.

5. Besouro Goliath

besouro goliath

Com base no peso e volume, os Goliath são fortes candidatos ao título das maiores insetos na Terra.Nativos da África, os machos desta espécie podem crescer até mais de 4 polegadas e pesar até 100 gramas em sua fase larval. Eles normalmente não se movem muito nas manhãs, quando está frio, e permanecem em um estado letárgico, relata o Museu Real da África Central. Mas uma vez que eles são aquecidos pelo sol, tornam-se mais ativos.

Embora acredite-se serem vegetarianos, eles têm mostrado um apetite voraz por proteína em cativeiro.

6. Mariposa de Atlas

mariposa atlas

Comum em todo o arquipélago malaio, esses insetos do tamanho de um pássaro são considerados as maiores mariposas no mundo. Eles são tão grandes que seus casulos são usados ocasionalmente como bolsas em Taiwan.

A área total de suas asas pode medir mais de 60 polegadas e suas envergaduras pode medir pelo menos 1 pé de comprimento. As lagartas Atlas podem ter mais de 1 polegada de espessura!

Alguns dizem que a mariposa tem o nome de Atlas devido à mitologia grega. Atlas é o Titan condenado por Zeus a segurar o céu sobre os ombros. O nome refere-se à vastidão do tamanho da mariposa.

7. Tarantula hawk

tarantula hawk

Essas enormes vespas são tão grandes e ferozes que são capazes de caçar e alimentar-se de tarântulas. De acordo com a BBC, essa vespa caçadora feminina gosta de enfrentar tarântulas porque é uma refeição perfeita para a prole.

Seu ferrão (que pode ser tão longo quanto um terço de uma polegada) é classificado como um dos mais dolorosos do mundo.

Felizmente, elas são, em sua maioria, dóceis.

8. Barata-rinoceronte

barata rinoceronte

Esse inseto é a barata mais pesado do mundo. Curiosamente, essa é uma barata que você pode querer manter ao redor. Ao contrário de outras baratas, a barata rinoceronte não tem asas, não é considerada uma praga e desempenha um papel importante no seu ecossistema, quebrando as folhas mortas. Algumas pessoas descobriram que eles são bons animais de estimação.

Encontrada na Austrália, esse inseto pode viver por até 10 anos e crescer para mais de 3 polegadas de comprimento.

9. Rainha Alexandra

rainha alexandra

A maior borboleta do mundo, a rainha Alexandra faz jus ao seu nome com uma envergadura de mais de 1 pé. Encontrada apenas em regiões remotas de Papua Nova Guiné. Embora só tenha sido descoberta no Ocidente em 1906, esse gigante já é considerado ameaçado pela IUCN, principalmente por causa do desenvolvimento invasor, em seus habitats nativos, a partir de plantações de óleo de palma. A espécie é altamente valorizado por colecionadores de borboletas, que encontram um preço elevado no mercado negro devido à sua raridade.

10. Giant water bug

giant water bug

Esses enormes insetos podem atingir um tamanho que rivaliza com alguns dos maiores besouros do mundo. Podem crescer enquanto quatro polegadas.

Conhecido como predadores vorazes nos córregos e lagoas onde vivem, o Water Bug pode dar uma mordida dolorosa (daí o apelido de “toe-biters”) com as suas pinças gigantes. Quando agarra suas presas, usa seus bicos para injetar nelas os sucos digestivos venenosos, relata a Scientific American. No entanto, na Tailândia, eles são considerados uma boa alimentação, e muitas vezes são atraídos, colhidos s e coletados por meio de luzes negras que atraem os insetos.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre insetos aparentemente estranhos, clique aqui.

Talvez te interesse ler também:

INSETOS POLINIZADORES RETORNAM NAS ÁREAS DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL

CONHEÇA O MAIOR INSETO E O MENOR VERTEBRADO DO PLANETA

10 ANIMAIS EM EXTINÇÃO QUE PODEM DESAPARECER AINDA ESTE ANO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. ronny
    Publicado em 10/11/2021 às 2:57 pm [+]

    Polegadas ? pés de comprimento. não existem estas mediadas no brasil, estas informações são pra quem? pra qual país? ficou meio confuso.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...