Material encontrado em 39 praias é derivado de Petróleo, afirma MMA


As massas escuras que apareceram recentemente em pelo menos 39 praias do nordeste são hidrocarbonetos, acusam as análises preliminares feitas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), como noticiado ontem (24) até pela imprensa de Portugal.

Trata-se de um derivado de Petróleo e, agora, equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) atuam para identificar a procedência do material e quem foi responsável pelo descarte, que é considerado crime ambiental, passível de uma multa que pode chegar ao valor de 50 milhões de reais.

Até o momento, o material foi encontrado em praias de cinco estados do Nordeste: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Segundo o Portal Gazetaweb.com, banhistas relataram a presença de uma substância oleosa e escura em praias do Piauí, do Maranhão e de Sergipe.

“Nosso próximo passo é fazer uma reunião com órgãos estaduais de meio ambiente de outros estados para tentar identificar a origem desse descarte”, afirmou ao G1 Eduardo Elvino, diretor de controle de fontes poluidoras da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) de Pernambuco, um dos primeiros estados a registrar o fato.

O órgão vem atuando localmente em parceria com o Ibama, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Capitania dos Portos para investigar se o descarte criminoso foi feito por alguma embarcação.

“O material está sendo coletado e os resultados estão sendo compilados. As prefeituras dos municípios em que as manchas apareceram também estão sendo orientadas em relação a como descartar o material”, afirma a coordenadora técnica do Ibama em Pernambuco, Lisânia Pedrosa.

Talvez te interesse ler também:

DESCARTE O LIXO CORRETAMENTE: MUITA GENTE SE ALIMENTA DELE

A MODA DESCARTÁVEL ESTÁ ENCHENDO O PLANETA DE LIXO TÊXTIL: JOGAMOS 811% MAIS ROUPAS DO QUE EM 1960

O ÓCULOS DE SOL FEITO COM LIXO PLÁSTICO RECOLHIDO DA PRAIA

Fonte foto




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...