Derretimento acelerado do Mont Blanc deixa cidade europeia em alerta


250 mil metros cúbicos, o equivalente a dez mil contêineres de navios cargueiros: essa é quantidade de gelo que periga deslizar sobre a cidade de Courmayeur que fica no sopé do Mont Blanc, no nordeste da Itália. A partir de equipamentos e equipes de monitoração é possível quantificar as alterações da massa gelo, que vem caindo dez metros por mês. 

Segundo noticiou o La Stampa, dada a gravidade da situação, o prefeito Stefano Miserocchi evacuou algumas casas e interditou ontem (24) a área do Val Ferret. O glaciar Planpincieux, na sua extremidade mais baixa, está deslizando em direção a pastos, bosques e à aldeia mais próxima, de mesmo nome.

De acordo com os especialistas da Fondazione Montagna Sicura de Courmayeur, devido às altas temperaturas observadas no último verão, o Planpincieux sofreu alterações que resultam em algo semelhante a um “deslizamento de terra”.

Como observou o jornalista Enrico Martinet, do La Stampa, tudo isso vem acontecendo enquanto a jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg se esgoela para chamar a atenção do mundo, a partir dos microfones da ONU, da gravidade da crise climática, que já não deveria mais ser alvo de ceticismo.

As evidências estão em toda a parte, basta olhar.

Talvez te interesse ler também:

COMO VOCÊS SE ATREVEM? GRETA REPUDIA DISCURSO COMERCIAL DOS LÍDERES NA CÚPULA DO CLIMA

Fonte foto




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...