Greta Thunberg 1 ano atrás sozinha, hoje apoiada por milhões! A foto que mostra como uma pessoa pode fazer a diferença


A garota de tranças, sentada no chão, sozinha com seu cartaz anunciando o fato marcante que ficou conhecido no mundo inteiro como sexta-feira de greve pelo clima, ou #FridaysForFuture e #Climatestrike.

A foto da ativista Greta Thunberg, tirada durante sua primeira mobilização solitária em agosto de 2018, viralizou e nos revela como um único gesto e clic… pode gerar tamanho impacto e mudança no mundo.

A imagem compartilhada no Twitter de Louise Macdonald, CEO da associação jovem escocesa Young Scot, foi retuitada mais de 58 mil vezes, tornando-se viral.

Em decorrência disso, a greve climática global foi seguindo em andamento, culminando na segunda greve mundial e consolidando o Fridays For Future que envolve 150 Países do mundo.

Na legenda da foto Louise Macdonald ela fez o seguinte depoimento:

“Acho essa foto incrivelmente emocionante.  Esta é @GretaThunberg, com 15 anos, sentou-se sozinha fora do Parlamento sueco em agosto de 2018 – a primeira greve escolar.  Em apenas um ano, ela criou uma onda que mudará o mundo inteiro. Nunca subestime o poder de uma jovem.”

Greta Thunberg, a garota sueca que falou com os grandes líderes mundiais dizendo “estão roubando o futuro” e revindicou às autoridades e instituições medidas concretas e imediatas para impedir as alterações climáticas, está liderando estas mobilizações.

Ela se tornou conhecida internacionalmente em agosto de 2018, graças a esta foto, com a imagem dela sentada no chão com sua mochila escolar ao seu lado e com tranças em seu cabelo, fazendo greve em frente ao Parlamento de Estocolmo.

Com sua tenacidade, ela se posicionou sobre as medidas que precisam ser tomadas para reduzir a emissão de dióxido de carbono e o aquecimento global, por isso, tornou-se um ponto de referência para milhares de jovens e suas palavras se espalharam ao redor do mundo.

“Eu não vou parar.

Não até que as emissões de gases do efeito estufa caiam abaixo do nível de alarme” – afirmou a jovem ativista.

Greta foi eleita “Mulher do Ano” na Suécia e candidata ao Prêmio Nobel da Paz.

Após seu discurso na Cúpula das Nações Unidas sobre o clima na Polônia e no fórum de Davos, começou a viajar pelo mundo para promover iniciativas e ações em defesa do clima. Agora ela está em Nova York, na Cúpula da Juventude pelo Clima na 74ª Assembleia das Nações Unidas onde viajou em um barco zero emissões.

Saiba mais sobre essas iniciativas e ações visitando o Twiter de @GretaThunberg.

Greve climática global

Até 27 de setembro, a mobilização global com greves em defesa do clima incluirá inúmeros eventos e iniciativas como: manifestações, concertos e assembleias, que serão organizados em mais de 2.000 cidades em todo o mundo. 

Neste LINK tem o mapa com os locais envolvidos e compromissados com a agenda da greve pelo clima, que transcorrerá durante sete dias. 

Aqueles que não puderem participar fisicamente dos eventos poderão dar seu apoio, adicionando um adesivo à sua imagem de perfil nas redes sociais ou um banner ao seu site ou ainda compartilhando a hashtag #ClimateStrike.

Para obter esse material acesse o site Digital Climate Strike neste LINK.

Se uma pessoa sozinha consegue fazer toda essa mobilização, imaginemos o poder de bilhões de pessoas juntas…

Uma grande revolução pelo clima é possível. Um mundo melhor é possível. Participem!

Talvez te interesse ler também:

MUTISMO SELETIVO: O TRANSTORNO PSICOLÓGICO DIAGNOSTICADO EM GRETA THUNBERG

ENCARECER VOOS E FAVORECER O USO DE TRENS. A APOSTA DA ALEMANHA PARA REDUZIR EMISSÕES

DESMATAMENTO E INCÊNDIOS NA AMAZÔNIA: DA NESTLÈ AO CARREFOUR, AQUI ESTÃO AS MULTINACIONAIS COM A CONSCIÊNCIA SUJA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...